Emissoras

TV Brasil cancela programa “Arte do Artista”, em que apresentador que arcava com os custos

O “Arte do Artista” foi cancelado pela TV Brasil. No ar desde 2012, o programa teve seu fim anunciado. Com a justificativa da crise financeira que forçou o cancelamento do produto, isso não foram argumentos convincentes para o produtor Sérgio Cardia, já que a atração tinha custo baixo e o apresentador Aderbal Freire-Filho chegava a pagar para produzi-lo.

“Era um programa extremamente barato para a emissora. O contrato de prestação de serviço era de R$ 68 mil [por mês] para quatro programas e, com esse valor, a gente ainda bancava uma equipe de seis pessoas”, conta Cardia. “O Aderbal trabalhava essencialmente de graça e, muitas vezes, pagava do próprio bolso táxi, água, refrigerante, o que fosse… Até os custos com passagens aéreas para os convidados que não eram do Rio de Janeiro a gente assumia”, continua.

Conhecido como ator e diretor de teatro, Aderbal entrevistava semanalmente diversas pessoas do ramo da arte, como atores, diretores, dançarinos e músicos. O canal público cedia apenas estúdios, técnicos e câmeras, enquanto a empresa do diretor arcava com as outras despesas, além do salário da equipe, transporte, passagens e hospedagem dos convidados.

Sérgio ainda desconfia que um dos motivos da extinção da atração é em torno do lado político. Declarado da esquerda, Freire-Filho não estaria tendo uma boa relação com os executivos do EBC (Empresa Brasileira de Comunicação). “E o Aderbal tinha o cuidado de nunca, em nenhum programa, tomar uma posição no ar. Nós fizemos cinco anos de Arte do Artista sem nenhuma referência política. Inclusive, recebemos artistas com orientações de esquerda e de direita, mas não falávamos disso. O programa servia para discutir a arte”, defende.

Veja também:

Procurada, a assessoria da TV Brasil comunicou que o final do “Arte do Artista” reduziram em 46% no orçamento. “A EBC tem buscado soluções para manter os programas de linha de sua programação e lamenta estar, neste momento, sem condições financeiras para arcar com os custos da atração”, informou.

Apresentador do “Arte do Artista” (Foto: TV Brasil)

Você também pode gostar