Opinião

Será que as novelas da Globo afastaram a crise?

Para responder essas perguntas,  primeiro vamos analisar a atual situação de cada novela. Vamos começar com Malhação. A atual temporada de Malhação começou com um enredo fraco, assim prejudicando a belíssima Além do Tempo. Mas ao passar os meses a novela ficou com a cara do jovem brasileiro,  abordando temas polêmicos e fazendo o público refletir e dialogar entre eles. A novela se tornou-se ótima para assistir,  mas está longe de ser uma das melhores temporadas. Com média de quase 15 pontos,  a novela vem matendo a audiência e esboçou um grande crescimento na faixa, antes oscilava de 13 a 15 pontos e hoje oscila de 14 a 18 pontos.

Com o fim de Além do Tempo muito se esperava de Êta Mundo Bom! , e tudo que se esperou superou as expectativas. Com uma história simples, bem-humorada e dramática quando tem que ser já se consolidou com uma estreia ímpar de 26 pontos. E para quem pensou que era só o primeiro capítulo quebrou a cara. A novela manteve a audiência acima dos 20 pontos de média afastando a bruxa de vez do horário das 18h00.

A novela das sete é quase um conto de fadas e por isso e outras atributos da obra que fez a novela ser o sucesso que é. A novela é perfeita, o público torce pela heroína o que é difícil de se ver ultimamente,  por exemplo,  em A Regra do Jogo a personagem Tóia não agradou o público e a grande maioria torce para ela morrer na novela.  Com audiência além do esperando,  a novela vem batendo recorde atrás de recorde e com uma história envolvente nos prende na tv do começo ao fim sem se levantar ou mudar o canal.

A Regra do Jogo demorou para cair no gosto do público, pois faltava coesão na novela e depois que a máscara de Zé Maria caiu a novela ganhou força.  Capítulo após capítulo a novela ficou envolvente e agitando o núcleo principal. Após meses a novela afastou o título de pior novela do horário e se mantém acima dos 30 pontos, e média de 26 pontos e vai entregar em alta para Velho Chico. Para mim, João Emanuel Carneiro fez milagre recuperando o público aos poucos perdido após Babilônia, mas  conseguiu e a novela deve ser considerada sucesso.

E a pergunta está respondida?

Sim. A Globo afastou a crise, mas a partir de agora não pode errar na escolha da próxima novela, além doque para recuperar a audiência não é nada fácil nesse mundo globalizado onde existe várias opções.

Foto: Internet; Novelas exibidas na Globo
Foto: Internet; Novelas exibidas na Globo