Emissoras

SBT ganha processo na Justiça e inicia investigações, entenda

A emissora de Silvio Santos ganhou uma ação na Justiça depois de 15 anos o SBT teve direito a ter acesso e fazer investigações em dados e também na metodologia de mensuração relacionada a audiência feita pela empresa Kantar Ibope.

O Sistema Brasileiro de Televisão já começou a perícia e está mostrando os profissionais responsáveis no âmbito de estatística, matemática e também outras disciplinas para realizar uma espécie de raio X em relação aos métodos que o Ibope usou. De acordo com informações da coluna um perito estrangeiro também estará participando da operação. Tudo começou em 1980, quando a emissora não tinha tanta credibilidade nos números e na metodologia utilizada pelo Ibope. Em 2001 uma ação na Justiça foi feita pelo SBT, depois de dois anos o STB teve uma sentença positiva mais o Ibope recorreu da ação.

Para o órgão, a mostragem de todos os dados pedidos pelo SBT poderia prejudicar de alguma forma até a isenção da medição. A emissora em questão ainda teve algumas idas e vindas, mas somente em 2015 foi que o Superior Tribunal de Justiça deu uma decisão positiva para o SBT. Ela aguardou a virada do ano para começar o processo de verificação.

 

Sílvio Santos (Foto: Reprodução/SBT)