Emissoras, Noticia, RecordTV, SBT

SBT e Record são notificados por ausência de representatividade racial

Nesta quarta-feira (6), o SBT e a Record TV foram notificadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por causa da falta de diversidade racial nos seus programas. O órgão recomenda que as duas emissoras notificadas tomem as medidas devidas para melhora da situação.

A notificação enviada as duas emissoras é semelhante a que ocorreu com a Rede Globo no mês passado. Quando o MPT notificou a emissora carioca pela ausência de atores negros na novela das 21hrs, Segundo Sol. Sendo assim, a Globo foi cobrada para tomar as medidas que proporcionassem uma “representação da diversidade étnico-racial da sociedade brasileira”.

“A representação negra é muito pequena na programação diária de Record e SBT”, afirma a procuradora Valdirene Silva de Assis, coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção à Igualdade e Combate à Discriminação no Trabalho. “Os canais de TV aberta exercem um papel muito particular na formação e afirmação de alguns estereótipos”, diz ela.

Veja também:

De acordo com pesquisas, os atores negros nas três principais emissoras de televisão equivalem apenas 7,98% do total. O MPT listou 14 deveres de conduta que também foram solicitados a Rede Globo com um prazo de 45 dias. “Esperamos a adoção espontânea de medidas para coibir a falta de diversidade racial na programação e no quadro funcional”, afirma procuradora.

Elenco de As Aventuras de Poliana (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Elenco de As Aventuras de Poliana (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

Acompanhe todas as novidades dos famosos e da TV, em nosso canal no YouTube!

Você também pode gostar