Emissoras, Noticia, SBT

SBT 37 anos: Confira os momentos mais históricos da emissora

Neste domingo o SBT comemora 37 anos de existência, e mesmo sendo um canal relativamente mais novo se desponta como uma das maiores emissoras do pais. Para celebrar a data o Famosos na Web destaca aqui os momentos mais históricos do SBT desde a sua fundação.

Fundação:

Com nome de Sistema Brasileiro de Televisão, ou apenas SBT a emissora foi fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e animador de televisão Silvio Santos. A emissora surgiu após uma concorrência pública feita pelo governo federal para a criação de duas novas redes de televisão, criadas a partir de concessões cassadas das extintas redes Tupi e Excelsior. A rede foi fundada no mesmo dia em que o contrato de concessão foi assinado, sendo que o ato foi transmitido ao vivo pela emissora, fazendo com que esse fosse o seu primeiro programa exibido.

Começo da teledramaturgia:

Em 1982, em seu segundo ano de existência, o SBT importava textos estrangeiros, como os mexicanos e adaptava com atores brasileiros. Destino foi a primeira telenovela produzida pelo SBT e entrou no ar em 5 de abril de 1982 e posteriormente foram produzidas A Força do Amor, A Leoa, Conflito, Sombras do Passado, Acorrentada, A Ponte do Amor, A Justiça de Deus, Pecado de Amor, Razão de Viver, O Anjo Maldito e Vida Roubada. A partir de 1984 a emissora passou a usar roteiros brasileiros e produziu Meus Filhos, Minha Vida, Jerônimo, Jogo do Amor, Uma Esperança no Ar e Cortina de Vidro.

Na década de 90, o SBT exibiu a novela Brasileiras e Brasileiros com enfoque na vida social dos pobres. Em 1994 o diretor Nilton Travesso entra para a emissora e restaura o núcleo de teledramaturgia. Nesse período, se destacam as requintadas produções de época As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue, Os Ossos do Barão, Fascinação e as contemporâneas Colégio Brasil, Dona Anja e Razão de Viver. A aquisição de textos argentinos, cubanos e mexicanos promoveu a adaptação de inúmeras tramas, entre elas Antônio Alves Taxista, Pérola Negra, O Direito de Nascer, Pícara Sonhadora, Amor e Ódio, Marisol, Pequena Travessa, Jamais Te Esquecerei, Canavial de Paixões, Seus Olhos e Esmeralda. Chiquititas e Éramos Seis foram os maiores sucessos dessa época. Enquanto a primeira tornou-se um fenômeno de popularidade entre o público infanto-juvenil, a segunda cativou o público com a emocionante saga de Dona Lola e sua família, na tradicional São Paulo do início do século XX.

Adaptada por Íris Abravanel, Carrossel que estreou em 2012 marcou o renascimento da dramaturgia da emissora que estava em baixa a algum tempo. Com o sucesso de Carrossel junto ao público infantil, no dia 15 de julho de 2013, estreou a nova versão do sucesso dos anos 1990, Chiquititas. Íris Abravanel é a responsável pela adaptação que, dessa vez, seria ambientada no Brasil e com produção própria. Desde então mantém a sequência de produções do gênero que se seguiram Cúmplices de um Resgate, Carinha de Anjo e As Aventuras de Poliana.

Slogans:

Ao longo dos anos o SBT teve vários slogans diferentes, os mais  repercutidos foram: A concorrência vai tremer de medo (2007-2008);  SBT, a TV mais feliz do Brasil (2009-2011), Quem compartilha felicidade, multiplica! (2014-2016).

Programas:

Veja também:

Em seus primeiros meses no ar, o SBT aproveitou vários programas da extinta Rede Tupi. Silvio Santos, sempre dedicou-se aos programas de auditório e por isso, criou-se uma tradição desse formato na emissora. O Programa Silvio Santos é a atração mais duradoura da emissora e já era consagrada no Brasil desde 1962, ano que o apresentador iniciou sua carreira na televisão, tendo sido exibido na TV Paulista, Rede Globo, Rede Tupi, TVS, e a Rede de Emissoras Independentes. Em sua própria rede, o Programa Silvio Santos se tornou um agrupamento de vários programas de auditório. Alguns importantes nomes da comunicação já apresentaram programas na emissora, como: Flávio Cavalcanti; Gugu Liberato; Hebe Camargo; J. Silvestre; Jacinto Figueira Júnior; Murilo Néri; Sérgio Chapelin; Wilton Franco, Eliana, Ratinho, Celso Portiolli, entre outros.

A emissora foi responsável por trazer ao Brasil vários reality shows de diversos formatos, a Casa dos Artistas foi o primeiro fenômeno do gênero, estreando de surpresa em 28 de outubro de 2001 com apresentação de Silvio Santos, este programa foi responsável pela maior audiência da história do SBT, alcançando quase 47 pontos de média e picos de 55 na final.

Para comemorar os primeiros 10 anos de existência o SBT fez um de seus maiores investimentos e lançou Serginho Groisman com o Programa Livre, Vovó Mafalda substituía Bozo com o programa Dó Ré Mi, Festolândia com Eliana, Hebe Camargo com Elas por Elas, Musidisc com Virgínia Novick, Aqui Agora, Jornal do SBT com Lilian Witte Fibe, Grande Pai com Flávio Galvão, Sônia Lima, Débora Duarte e sua filha Paloma Duarte, Cláudia Mello, Patrícia Lucchesi e o Topa Tudo Por Dinheiro com Silvio Santos. Abaixo confira algumas imagens raras de Silvio Santos nos bastidores do SBT:

 

Você também pode gostar