Curiosidades

Saiba porque há diferença entre a audiência prévia e a consolidada

Aqui no Famosos na Web, volta e meia divulgamos dados de audiência referentes aos mais diversos programas e as mais diversas emissoras. Em meio a isso tudo, há uma grande preocupação em esclarecer ao leitor sobre qual tipo de números estão sendo apresentados, isso porque há uma diferença entre os números prévios e os números consolidados.

Para entender melhor o porque dessa diferença, o coluna do jornalista Flávio Ricco procurou o Ibope, afim de esclarecer essa grande dúvida. A diretora de Video Audience Management do Ibope, Fábia Juliasz, explica que os números prévios não podem ser levados em consideração pelas emissoras para que se promova qualquer tipo de mudança na grade.

Veja também:

Isso acontece pelo fato de que o número prévio é o resultado da coleta de todos os resultados apurados durante a exibição de um programa, diferente do número consolidado que é o resultado da validação de todos os números. Na prática isso quer dizer que no consolidado, o Ibope tem certeza de que todos os números gerados durante um programa estão corretos e não tiveram falhas, e se tiveram, foram corrigidas. Na prévia isso não ocorre, mesmo se em algum momento os números forem gerados de forma errada, eles serão relevados no resultado final. Por isso, quase sempre o resultado consolidado altera o número prévio, para mais, ou para menos.

Os números de audiência variam entre o prévio e o consolidado

Os números de audiência variam entre o prévio e o consolidado

Você também pode gostar