Globo, Noticia, Novelas

Polêmica! Escritora carioca entra com ação na justiça, pede R$ 150 mil e denuncia a Globo por plágio em novela

Mais uma forte polêmica envolvendo a novela O Sétimo Guardião promete agitar ainda mais os bastidores da TV Globo. Isso porque uma escritora carioca está processando a emissora no valor de R$ 150 mil por danos morais e pedindo para que a mesma cancele imediatamente a exibição da trama escrita por Aguinaldo Silva.

De acordo com informações do colunista Ricardo Feltrin, do UOL, a autora do livro espiritualista “As Muralhas da Vida Eterna: Uma Metáfora Sobre o Tempo” (2015, editora AgBook, 405 págs), Barbara da Cunha Coelho Rastelli, está denunciando o canal dos Marinho e também o próprio Aguinaldo por ter plagiado o cerne e vários outros trechos de sua obra dentro do folhetim.

No entanto, segundo a publicação, a ação é movida pelo escritório Velith e Barbosa Advogados Associados, cuja autoria é pertencente a advogada Daniele Rabello, “que fez a petição na Justiça em Teresópolis, Rio”. Na ocasião, Daniele solicita a Justiça para que ela suspenda a novela e realize uma “perícia integral e comparativa sobre as duas obras, além de uma análise do faturamento comercial do produto, para fins de indenização futura que poderá ser pedida à Globo”.

No mais, Feltrin também afirma que “a escritora carioca enviou o livro à TV Globo em 2016, sendo que “o comprovante de envio foi guardado e faz parte do processo ora citado”. Em contato com a emissora e o autor Aguinaldo Silva, ambos optaram pelo silêncio, uma vez que a Globo, até agora, não recebeu nenhuma informação a respeito do processo, “já que o juiz ainda não acolheu o pedido”.

Entretanto, vale ressaltar que essa não é a primeira vez que Aguinaldo Silva é acusado de plágio. Em novembro do ano passado, ex-alunos do autor que fizeram um curso de roteiristas em 2015 deram entrada em um processo de reconhecimento autoral e remuneração patrimonial da sinopse da trama, que está sendo exibida desde 12 de novembro de 2018 (LEIA MAIS!).

Abaixo, seguem alguns trechos do livro de Barbara da Cunha Coelho Rastelli e da novela O Sétimo Guardião, enviadas a coluna de Ricardo Feltrin, nos quais ela considera plágio:

Novela: Os visitantes são chamados de forasteiros pelos cidadãos; no começo, o forasteiro Gabriel vai parar em Serro Azul sem nunca ter ouvido falar da cidade e depois tenta entender por que está aprisionado.

Livro: Em “As Muralhas da Vida Eterna” todos os visitantes da cidade Vida Eterna são chamados de forasteiros. O personagem central vai parar lá com outros sem saber como e tenta entender o motivo de seu aprisionamento.

Novela: Guardiões são seres centrais na trama.

Livro: Guardiões são seres centrais na trama.

Veja também:

Novela: Tem uma gruta que contém água muito preciosa e escondida do vilarejo pelos guardiões.

Livro: Tem uma gruta que contém água muito preciosa e escondida do vilarejo pelos guardiões.

Novela: Gato Leon é um animal místico que se comunica com humanos pelo olhar. É o protetor da gruta.

Livro: Loba se comunica com humanos pelo olhar. É a protetora da gruta (adendo: o book trailer do livro trazia um gato preto também).

Novela: Em um dos capítulos o forasteiro Gabriel (Bruno Gagliasso), em busca da solução de um enigma, entra num casarão e acha um livro misterioso que emana um enigma e parece ser muito antigo.

Livro: Forasteiros entram numa igreja em busca da solução de um enigma e acham um livro misterioso que emana um enigma e parece ser muito antigo.

Novela: Tem um local chamado orelhódromo, onde há uma ventania característica notada em vários capítulos.

Livro: tem um morro no vilarejo onde impera uma ventania característica e presente em várias passagens.

Portanto, a decisão da Justiça só deverá ocorrer nos próximos dias, período este em que ela resolverá se vai ou não acatar com as acusações da escritora, para que, só depois, a Globo então possa se manifestar na esfera jurídica.

O Sétimo Guardião corre risco de ser cancelada  (Foto: Reprodução)

O Sétimo Guardião corre risco de ser cancelada (Foto: Reprodução)

Você também pode gostar