Noticia, Novelas do SBT

Polêmica! Escritor goiano alega plágio em As Aventuras de Poliana e abre processo contra o SBT; saiba detalhes!

Mais um caso envolvendo plágio entre escritores e telenovelas acaba de acontecer. Só que, dessa vez, não tem nada a ver com a TV Globo e ‘O Sétimo Guardião’, e sim com a trama escrita por Íris Abravanel, ‘As Aventuras de Poliana’, e o SBT.

Isso porque, segundo informa o colunista Ricardo Feltrin, do UOL, o escritor goiano Junior Antonio da Silva abriu um processo contra a emissora de Silvio Santos e a autora Íris Abravanel, a quem acusa de ter plagiado ‘As Aventuras de Poliana’. Na ação movida, além do plágio, Silva também alega “apropriação intelectual” de sua obra, chamada de ‘Bailando com os Bambinos’.

Na ocasião, o escritor disse que protocolou em cartório seu roteiro de telenovela (nome mencionado acima) no dia 19 de novembro de 2016, e que, no dia seguinte, “enviou o roteiro para o SBT e guardou o comprovante de envio pelo correio bem como a acusação de recebimento por parte da emissora”.

Segundo a publicação, o trabalho desempenhado por Junior “também aborda o mundo infantil de crianças que querem ser artistas, e convivem em uma escola de canto e dança, entre outras similaridades”. Mesmo o folhetim tendo se baseado no clássico inglês do livro de Eleanor Porter (século XX), o escritório em prol do escritor goiano diz que ‘As Aventuras de Poliana’ “incorpora em sua composição diversas histórias novas, estranhas à obra (original)”. Por isso, o motivo do processo.

Veja também:

No mais, Feltrin destaca que o homem deu entrada a uma “ação de solicitação de provas e avaliação comparativa, por peritos, para comprovar semelhanças entre o roteiro de Íris Abravanel e a história dele”. Entretanto, vale destacar que o caso foi transferido na época para ser julgado na Comarca de São Paulo, após uma decisão tomada por um juiz de Goiás, mas, em fevereiro, um juiz de São Paulo jogou novamente o caso para ser avaliado pela justiça de Goiás, “alegando que a competência não era de São Paulo, e sim da comarca de origem do processo”.

Em contrapartida, a reportagem entrou em contato com a assessoria do SBT, que, por sua vez, desmentiu todas as acusações feitas pelo escritor Junior Antonio da Silva, pois, de acordo com o órgão, “a novela [‘As Aventuras de Poliana’] tem como fio condutor as famosas e reconhecidas obras de Eleanor Porter”.

Sophia Valverde é a protagonista de As Aventuras de Poliana do SBT (Foto: Divulgação)

As Aventuras de Poliana é acusada de plágio por escritor goiano (Foto: Divulgação)

Você também pode gostar