Os maiores portais de notícias do Brasil UOL e Terra estão proibidos de falarem sobre o BBB
Os portais UOL e Terra estão proibidos de cobrirem o reality Big Brother Brasil, da TV Globo. A decisão veio graças a um pedido de liminar da TV Globo e da Endemol acatado pela justiça do Rio. A Globo alega que com tal pedido irá evitar “exploração comercial e utilização indevida” da atração nos veículos jornalísticos. Segundo o colunista Daniel Castro, especialista em televisão, “tratam-se de casos inéditos de censura à cobertura jornalística de um reality show”.
Se o leitor tentar acessar algum texto do colunista Mauricio Stycer, por exemplo, irá acessar o link que avisa sobre a proibição:
A quem me perguntou sobre a decisão da Justiça que proíbe o UOL de cobrir o “BBB14″ – http://t.co/7ERNGET04A
— Mauricio Stycer (@mauriciostycer) 18 março 2014
Para Daniel Castro, o trabalho feito por Terra e UOL é essencialmente jornalístico e, de fato, concorre com o site oficial de BBB, que também noticia o que acontece no confinamento do programa. “Mas não se trata de apropriação de conteúdo produzido pela Globo e sim de cobertura de transmissão realizada pela Globo. Obviamente, para financiar os custos dessa cobertura, os portais vendem publicidade”, completa Castro em seu site Notícias da TV.
Segundo o UOL, a decisão impacta ainda a cobertura do “BBB14″ feita pelo BOL, Zip.Net, aplicativos para celular e portal móvel do UOL. Blogs sobre o programa (“Blog da Morango”, “Críticas do Mauricio Stycer” e “O Brasil Está Vendo”) deixam de ser atualizados, bem como o perfil UOL BBB no Twitter. O programa da TV UOL “Segunda Tela” está suspenso. O UOL também está obrigado a retirar do ar todo o histórico de 14 anos de cobertura especial do “BBB”.
O descumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 100.000,00.
Confira o posicionamento do Terra:
“O Terra não faz uso desautorizado de material protegido por direito autoral ou de propriedade intelectual da TV Globo. Até o momento, o Terra não foi intimado de qualquer liminar ou decisão judicial.”
Confira a nota do UOL sobre a decisão:
A censura ao “BBB” não tem precedente na história do UOL. Há 14 anos, o portal oferece a mais completa e independente cobertura do “Big Brother Brasil”, à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo. No mesmo período, o UOL produziu reportagens sobre outros realities shows de grande repercussão, tais como a “Casa dos Artistas”, do SBT, e “A Fazenda”, da TV Record.
A enquete do UOL é regularmente citada pelos participantes do reality show como principal referência sobre a popularidade dos competidores na internet brasileira. Diferentemente do que alega a ação movida pela TV Globo, todo o conteúdo usado pelo UOL traz o crédito correto e cumpre integralmente a lei de Direitos Autorais.
Movido pela sua confiança na Justiça e acreditando no princípio inalienável de exercício da livre expressão e informação, o UOL tomará as medidas cabíveis para reverter a decisão. Até lá, o internauta do UOL pode acompanhar a cobertura do “BBB14″ na Folha e nos parceiros “Notícias da TV”, “Na Telinha”, “Vírgula” e “Caras”.
AD News
+ Posts que o leitor pode gostar também:
- Festa do BBB 14 de sábado 15/03 rolou soco ponta pés gritos e quase expulsão, confira
- BBB 14: Mães brigarão por imunidade e farão Prova do Líder ao lado dos brothers
- Vanessa diz que Clara “dá mais conta do que muito homem já deu”
- BBB 14: Após o café da manhã, Aline reclama da bagunça na cozinha: ‘Não tem empregada’
- BBB 14: Mães e tias dos confinados entram na casa do BBB
- BBB 14: Aline critica dança de Marcelo, e os dois batem boca
- Nova confusão do BBB 14 por causa da frase de Cássio sobre abuso de Marcelo em Angela
- Clara chora por ciumes de Vanessa e Marcelo diz se for só amizade não quer nem conversar com Ângela
- BBB 14: Problemas com o áudio gera discussão nos bastidores
- Bomba: Hoje entrará oito ex-participantes de outras edições no “BBB 14″; confira
Comentários
comentar