Opinião

Opinião: Fugindo de clichês, Ivana mostra da melhor maneira a transição de gênero

A novela “A Força do Querer” embora tenha sido lançada à pouco tempo já mostrou a que veio, isso porque a trama conta com uma constelação de atores, onde até mesmo os novatos conseguem brilhar dentro de seu campo. Sem sombra de dúvidas um dos grandes acertos de Glória Perez foi a personagem Ivana, interpretada com maestria por Carol Duarte.

A personagem trás a tona a transsexualidade, até então nunca abordada com tanto afinco em uma novela brasileira. Fugindo de clichês, Ivana mostra da melhor maneira a transição de gênero e todos os dilemas sofridos pela personagem que não se sente bem com seu próprio corpo. Além da dificuldade em se aceitar, Ivana ainda tem que enfrentar os caprichos da mãe, que assim como em muitos casos da vida real não consegue entender o que está acontecendo com a própria filha.

Um dos momentos mais marcantes até o momento foi o que Ivana quebrou o espelho ao se ver com peças de roupa mais femininas, a revolta da personagem conseguiu fazer o telespectador refletir ainda mais sobre o quanto pessoas como a Ivana sofrem. Fugindo um pouco do assunto, mas não tanto, não podemos deixar de citar uma cena de outro personagem que chamou a atenção. Nonato (Silvero Pereira) recentemente relembrou o dia em que seus irmãos o viram travestido de mulher, a sequência mostrava em flasback o personagem sendo jogado na rua e rejeitado pela própria família por gostar de se vestir com roupas femininas. Já para os próximos meses, poderemos acompanhar o desenrolar de cada personagem vivendo seus conflitos internos e tentando quebrar nossos paradigmas de certo e errado, bom ou ruim.

Veja também:

“As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do Famosos na Web e são de total responsabilidade de seu idealizador.”

Ivana surpreende em “A Força do Querer”. (Imagem: Divulgação/Globo)

Você também pode gostar