Celebridades

Números do Ibope em relação ao GFK apresentam distinção; Entenda!

O Kantar Ibope Media é um instituto que está consolidado no Brasil há muitos anos. A empresa, por sua vez, tem por finalidade aferir a medição de audiência das principais emissoras de Televisão no país. Com o decorrer do tempo, o mesmo veio se desgastando e se acomodando, levantando suspeitas em alguns veículos acerca de sua medição nos números prévios e em tempo real.

Diante disso, o Instituto Alemão GFK foi contratado por Record TV, SBT e RedeTV! para que fizesse o mesmo papel do Ibope e concorresse diretamente com a empresa brasileira. Com isso, logo os números em audiência divulgados pelos dois apresentaram diferenças, já que o GFK abrange mais áreas do que o Ibope, principalmente com o desligamento do sinal analógico ocorrido na última quinta-feira (30) em São Paulo.

Um exemplo disso pôde ser visto em relação ao horário nobre dos principais canais de TVs abertas na última quinta (30), pois, de acordo com o jornalista Ricardo Feltrin, a Globo, às 22h37, estava marcando 29 pontos segundo dados do Ibope, e já no GFK 42 pontos de média.

Veja também:

No sábado (01), às 20h37, durante a exibição do “Jornal Nacional” a emissora carioca pontuou no Ibope 25,4 de média, sendo que no GFK foram 30,5 pontos. Por sua vez, a Record TV conseguiu a vice-liderança nos dois institutos, porém com números divergentes, pois enquanto que no Ibope a emissora dos bispos registrava 5,6 pontos de média, no GFK ela ficou com 6,1 pontos. Já o SBT 4,6 pontos no Ibope e no GFK 5,9 de média. A Band 1,1 no Ibope e 2 pontos no GFK. E já a RedeTV! foi a única que não mudou muito, no Ibope 0,3 décimos e no GFK 0,4 décimos.

E você, o que acha da credibilidade de ambos os institutos de pesquisa que medem a audiência? Deixe seu comentário abaixo e fique por dentro de vários outros assuntos acessando: famososnaweb.com

Logo GFK e Ibope (Foto: Reprodução)

Você também pode gostar