Globo, Novelas

Novo modelo de contrato da Globo deixa apresentadores insatisfeitos, diz colunista

Segundo informações do colunista Ricardo Feltrin, do UOL, Patrícia Poeta e Zeca Camargo, atuais apresentadores do É de Casa da Globo, estão sendo sondados e até fazendo negociações com a Record. Isso estaria acontecendo por causa do novo modelo de contrato da emissora carioca, que não estaria agradando.

As conversas de ambos com a concorrente vazaram para a mídia alguns dias depois que a Globo informou a eles e para outros apresentadores da casa que, após o fim do contrato atual, todos deverão ser recontratados por regime de CLT, ou seja, com carteira assinada.

O anúncio se espalhou e foi recebido com desagrado, com muitas queixas e irritação entre alguns apresentadores do canal. A maioria dos apresentadores recebem como Pessoas Jurídicas (PJs). O problema é que eles têm certeza que, ao serem contratados em carteira, podem ganhar menos. A emissora não está colocando nenhum rebaixamento de ganhos, e sim que pode contratá-los pelo valor bruto que ganham atualmente como PJs.

Veja também:

Pelo regime de CLT, os funcionários terão descontos maiores. Só de Imposto de Renda, todos passarão a pagar quase o dobro do que pagam: 27,5% e como PJs eles pagam apenas 15%. Os apresentadores parecem não se interessar pelos benefícios da carteira assinada, como 30% a mais nas férias, 13º salário e FGTS. O contrato de Zeca Camargo vence no final deste ano e o de Patrícia Poeta em 2021.

O departamento de esportes também vem sofrendo com a decisão. Tino Marcos e Marcos Uchôa, entre outros, pediram licença da Globo até o próximo ano. A medida desagradou a vários profissionais, mas ou isso é acatado ou o jeito será procurar outro trabalho.

Patricia Poeta e Zeca Camargo (Foto: Reprodução)

Você também pode gostar