Emissoras

No GfK, Globo tem 50% mais audiência que no Ibope

O Gfk demorou para iniciar sua atuação no Brasil. Agora que isso acontece, o medidor tem mostrado algo que pode não alegrar muito as concorrentes. Segundo uma análise do jornalista Ricardo Feltrin, com base em dados exclusivos do Gfk, a Globo aparece tendo um desempenho muito melhor, em relação as suas concorrentes. Para se ter uma ideia, em um certo momento, a Globo chega a ter quase 50% de audiência a mais no Gfk, quando comparado ao Ibope.

Um exemplo disso é o inicio da madrugada da última terça-feira, 02 de agosto, quando o Ibope garantia que a Band, exibindo o “MasterChef”, aparecia na liderança isolada com uma média de 8,9, contra os 6,9 ponto da Globo, que ocupava a segunda colocação. Acontece, que nesse mesmo período, os dados do Gfk apontavam um caminho totalmente oposto.

Veja também:

O Gfk garantia que naquela disputa, a Globo era líder absoluta com média de 10,3 pontos de audiência, e era a Band que aparecia em segundo lugar, com média de 9,7 pontos. Isso significa que a diferença de uma medição para a outra, equivaleu a 49,2% de audiência, que só levanta dúvidas. Vale lembrar que o Gfk tem um alcançe de medição, modestamente maior que o do Ibope, com cerca de 150 domicílios a mais, isso pode estar fazendo a diferença. No entanto, isso acaba frustrando o SBT, Record e RedeTV, em especial a Record, que só aderiu ao Gfk, porque tinha quase certeza de que ela era a verdadeira líder, o que até agora não se confirmou.

Ibope e Gfk divergem bastante nos números (Foto: Reprodução/UOL)

Ibope e Gfk divergem bastante nos números (Foto: Reprodução/UOL)

Você também pode gostar