Emissoras, Globo, Noticia

Na Globo, Bom Dia Brasil será encurtado; telejornais locais ganharão mais tempo no ar

As mudanças que a Globo fez para este ano na direção da emissora estão aos poucos sendo colocadas em prática. Prova disso é que, a partir do próximo dia 21 de janeiro, o telejornal ancorado por Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo acabará perdendo espaço na programação do canal carioca a fim de dar mais tempo no ar para os jornalísticos locais espalhados nas 122 redes afiliadas pelo país.

Com isso, de acordo com informações divulgadas pelo jornalista Daniel Castro, do site Notícias da TV, os locais passarão a ter duas horas de duração, indo das 06h às 08h da manhã, fazendo então com que o Bom Dia Brasil perca meia hora diária. Segundo a publicação, a decisão foi tomada em virtude da Globo perceber que “o telejornal de rede perdeu prestígio na casa, que considera seu formato engessado ‘velho’ para os novos perfis da audiência”.

Entretanto, isso foi comunicado internamente desde a semana passada, através de um email enviado pela diretora de Jornalismo Silvia Faria. Essa medida, no entanto, se assemelha ao que já faz atualmente a Record TV e o SBT, que têm características populares por estarem colocando em suas grades uma programação local logo no início das manhãs.

No mais, Castro ainda afirma em sua matéria que, conforme suas fontes lhe repassaram, “os números do Ibope e pesquisas qualitativas realizadas pela Globo indicam que não há mais futuro para um tradicional telejornal nacional matinal, com notícias requentadas da véspera”, pois “na era da informação digital, o público quer ver na TV imagens e histórias que tenham impacto direto em suas vidas”, ou seja, informações inéditas e/ou exclusivas, e não mais repetidas do dia anterior.

Veja também:

Porém, em contrapartida, ainda há quem acredite que a Globo realizará mudanças no conteúdo do Bom Dia Brasil, fazendo com que ele venha a se tornar “um jornal mais popular, mais falado, mantendo apenas seu conteúdo nacional e internacional”.

Vale ressaltar também que, apesar das mexidas que serão feitas no telejornal nacional neste mês, o Bom Dia Brasil obtém sempre uma audiência superior a do Bom Dia São Paulo, mas um share (participação no número de televisores ligados) abaixo do esperado na capital paulista, e que o mesmo ainda ganhará mais alguns minutos no ar, ficando até às 09h, entregando para o Mais Você, de Ana Maria Braga, que agora vai até às 10h20.

Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro apresentam o "Bom Dia Brasil" (Foto: Reprodução)

Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro apresentam o “Bom Dia Brasil” (Foto: Reprodução)

Você também pode gostar