Noticia, Programas

Mestre do Sabor, reality culinário da Globo, estreia nesta quinta (10); veja detalhes

Nesta quinta-feira (10), estreará na Globo o reality show culinário Mestre do Sabor, comandado por Claude Troisgros e João Batista. De acordo com o NaTelinha, a atração terá cinco fases e a final acontecerá no dia 26 de dezembro. Ao longo de 12 episódios, o ‘The Voice culinário’ promete emocionar.

Conhecido pelo público do GNT, Claude contará com Batista e outros três jurados e mentores: o chef português José Avillez, a chef carioca com raízes nordestinas, Kátia Barbosa, e o mineiro Leo Paixão. Cada um terá uma importante função, de auxiliar e avaliar os 24 candidatos, chefs profissionais de diversos lugares do Brasil, que tentarão ganhar o prêmio de R$ 250 mil. O reality será exibido na TV aberta, TV fechada (GNT), no Gshow e no streaming. O Grupo Globo planeja criar uma grande conexão entre o público e o programa através de conteúdos exclusivos.

“Estamos muito felizes. E este é o principal sentimento durante esse tempo em que gravamos Mestre do Sabor. Batista e eu estamos na TV há quase 15 anos e fazer um programa da Globo deixou a gente um pouco tenso. Mas, desde o início, quando vimos que tínhamos uma equipe tão fantástica em torno de nós, ficamos tranquilos. Mestre do Sabor é um reality show, uma competição, mas possui um clima acolhedor. Vamos ter comida boa, pressão, obviamente, mas muito acolhimento também”, contou Claude para imprensa sobre o reality.

“Quando eu entrei no estúdio fiquei impressionado. É tudo muito lindo e emocionante. É o meu primeiro reality e eu estou muito feliz”, disse Batista. “Nesses últimos 15 dias ficamos, neste estúdio, fazendo a gravação do projeto. É um formato criado na TV Globo e tem seis fases”, explicou LP Simonetti, o diretor artístico do programa. “A TV Globo já faz realities de culinária há 15 anos. Juntamos um grupo interessante para fazer esse projeto. Temos como objetivo a valorização da cultura gastronômica brasileira, tudo relacionado às receitas e às técnicas realizadas”, acrescentou.

Dividido em cinco fases, a primeira é chama de Prato de Entrada, em que vários chefs de todo o Brasil fazem seu melhor prato e os três jurados provam sem saber quem cozinhou, lembrando as Audições às Cegas do The Voice Brasil. Após experimentarem, eles definem quem deve continuar, se um candidato for escolhido por dois técnicos, ele escolhe para qual time irá.

Veja também:

A segunda fase é a Pressão e tem duas etapas. A primeira, uma competição time contra time, é o Menu Confiança. As equipes fazem um menu completo, orientados pelos chefs. O apresentador Claude Troisgros é quem define quem teve o melhor desempenho, salvando-se da segunda prova. Na prova, os chefs entram e cozinham individualmente e são avaliados pelos três jurados, que escolhem os dois competidores que continuarão na disputa.

A terceira fase são Duelos, em que duplas são formadas, independente dos times, e cada um disputa entre si. O melhor cozinheiro passa para a quarta parte do programa. Na Balança, tem duas rodadas de provas individuais. Na primeira parte, os chefes cozinham um prato e os três jurados escolhem, cada um, seu preferido. Os candidatos que receberem as melhores notas vão para semifinal. Os não classificados participam da segunda parte, fazem novos pratos e apenas três se classificam para a fase seguinte, como uma repescagem.

A semifinal do Mestre do Sabor é divida em duas partes. Claude é avaliador, provando todos os pratos e colocando dois participantes na final. A segunda etapa é a rodada individual e os três jurados escolhem os outros dois concorrentes para a final. Os quatro finalistas disputaram duas provas ao vivo e o campeão será revelado. Apesar das semelhanças com MasterChef, da Band, há muitas ddiferenças:  “Uma coisa mais de ensinamento. É algo que gostamos de fazer: valorizar as pessoas”, explicou o apresentador. Mestre do Sabor será exibido nas noites de quinta-feira.

Mestre do Sabor será comandado por Claude Troisgros, junto com Batista, José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão (Foto: Reprodução/Victor Pollak/TV Globo)

Você também pode gostar