Celebridades

Lenda do boxe, Muhammad Ali morre aos 74 anos

O mundo esportivo entrou de luto na madrugada deste sábado (4). O ex-campeão mundial de boxe, Muhammad Ali faleceu aos 74 anos, em Phoenix, no Arizona. Ele foi vítima de graves problemas respiratórios, impulsionados pelo Mal de Parkinson que lutava desde os anos 80.

Nascido em 17 de janeiro de 1942, em Kentucky, nos Estados Unidos, o boxeador se converteu ao islamismo em 1964. A mudança fez o rapaz mudar seu nome de Cassius Marcellus Clay Jr para o Muhammad.  justificando que considerava seu nome de batismo uma herança do passado escravo de sua família, e assim ficou mundialmente conhecido após grandes atuações dentro do ringue. Foram 100 vitórias, sei prêmios de Golden Glove do estado de Kentucky e dois nacionais, além de uma medalha olímpica de ouro, onde conquistou nos jogos de Roma. O sucesso do lutador já era previsto desde as primeiras excelentes exibições.

Muhammad Ali não decepcionou as expectativas, ele se tornou não só um dos maiores nomes da história milenar da nobre arte, mas também ficou marcado como um dos principais nomes da história do esporte mundial. Vale lembrar que ele foi eleito o “Esportista do Século” pela revista americana “Sports Illustrated”, em 1999.

Na carreira ele conquistou o título mundial entre os peso-pesados por três vezes, além de protagonizar rivalidades histórias contra nomes também famosos no esporte, entre eles Sonny Linston, Joe Frazier e George Foreman.

Outro fato que fez Muhammad Ali entrar para a história aconteceu em 1967. Ele se negou a participar da Guerra do Vietnã: “Não tenho problemas com aqueles vietcongues”, declarou na época. Sua atitude fez ele ter o título mundial suspenso, além de ser condenado a cinco anos de prisão. Posteriormente conseguiu liberdade ao recorrer à pena.

Dentre as frase mais marcantes do ex-campeão, uma totalmente motivacional: “Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão.”

Muhammad Ali foi ex-campeão mundial de boxe
Muhammad Ali foi ex-campeão mundial de boxe