Opinião

“Laços de Família” completa 16 anos, relembre a novela

A novela “Laços de Família” é considerada um clássico da teledramaturgia, isso por vários motivos; cabe destacar, sua história envolvente com temas polêmicos de suma importância para a sociedade, alguns chegaram a levantar grandes campanhas sociais e seu elenco com grandes e novos nomes que deram veracidade àquela história. Escrita por Manoel Carlos, a trama foi exibida entre 5 de junho de 2000 a 3 de fevereiro de 2001, completando hoje, 16 anos de estreia.

O enredo principal do folhetim era a família tradicional e o amor incondicional de uma mãe por uma filha, entrelaçados num triângulo amoroso onde duas pontas eram mãe, Helena (Vera Fischer), e filha, Camila (Carolina Dieckmann), a outra parte do triângulo era Edu (Reynaldo Gianecchini). Manoel Carlos levantou temas como a prostituição de jovens universitárias, mostrando o drama de Capitu (Giovanna Antonelli), que era obrigada a trabalhar como garota de programa para ajudar no sustento de sua família.

Outra abordagem que gerou uma grande comoção nacional foi a leucemia. Por volta do capítulo 120, Camila é diagnosticada com essa doença e assim, o autor mostrou nos mínimos detalhes, a recuperação dela, que foi submetida ao processo de quimioterapia, tendo seu cabelo raspado. O mais interessante é que a atriz Carolina Dieckmann raspou o cabelo de verdade para dar mais veracidade à cena, e deu muito certo, já que a sequência se tornou icônica na história da teledramaturgia.

A Helena de Vera Fischer, particularmente, foi a melhor de todas já escritas pelo Maneco, não querendo desmerecer as outras, mas essa Helena além de ser uma boa mãe, capaz de tudo para proteger a filha, batalhadora e independente, era mulher e sabia suprir seus desejos, tanto que se envolveu com um rapaz 20 anos mais novo e enfrentou o preconceito da tia dele, Alma (Marieta Severo), e ainda foi capaz de renunciar a esse amor para sua filha, que estava completamente apaixonada por Edu.

Helena (Vera Fischer)

Helena (Vera Fischer)

Veja também:

Para os noveleiros de plantão que são apaixonados por essa brilhante crônica urbana, como eu, não podem deixar de assisti-la de segunda à sábado às 23h45, no canal pago Viva. Ela, inclusive, foi a primeira novela da década de 2000 reprisada pelo canal da Globosat, o que gerou muitas criticas por parte dos saudosistas, já que pra eles, a trama é recente. Porém, esse quase boicote não foi a diante, até porque “Laços de Família” já está no ranking das dez novelas mais assistidas do Viva; confira aqui.

Como toda boa novela, “Laços de Família” tinha um elenco de peso, com destaque para, além dos já citados, Deborah Secco, Alexandre Borges, José Mayer, Tony Ramos, Luigi Baricelli, Regiane Alves, Helena Ranaldi, Flávio Silvino, Júlia Feldens, Umberto Magnani, Walderez de Barros, Leonardo Villar, Lília Cabral e Vanessa Machedo. Soraya Ravenle e Julia Almeida também merecem citações. Para finalizar, confira logo abaixo a icônica cena de Camila raspando o cabelo em “Laços de Família”.

Edu e Helena em "Laços de Família"

Edu e Helena em “Laços de Família”

Você também pode gostar