Globo, Noticia, Novelas

Globo surpreende e acaba com reprises do final de novelas das seis e sete; veja

A Globo decidiu suspender a reapresentação do último capítulo das novelas da faixa das 18h e 19h a partir deste ano. A nova medida já entra em vigor na próxima semana, com o final de O Tempo Não Para, e será aplicada em Espelho da Vida e às obras futuras desses horários. A emissora carioca acabou optando pelo fim das reprises de suas tramas, para valorizar seu serviço de streaming.

Segundo informações veiculadas pelo site NaTelinha, a Comunicação da Globo confirmou a novidade. Em nota oficial, a emissora explica que o fato é para valorizar o Globoplay, plataforma on demand do Grupo Globo. “Por uma decisão estratégica de programação, os últimos capítulos das novelas das seis e das sete não serão exibidos. Assim como o restante das novelas, estes capítulos (finais) estarão disponíveis, na íntegra, para assinantes no Globo Play”, diz o comunicado.

Desde 2016, quando a Globo mudou a estratégia de finalização das tramas das 18h e 19h, que saiu das sextas para as segundas-feiras, a tradicional reprise do desfecho passou para a faixa da tarde. No entanto, a medida pouco trouxe resultados expressivos ao horário. Era raro uma novela não ter seu fim reprisado. Neste milênio, somente ‘Sabor da Paixão’ (2003, 18h) e ‘Duas Caras’ (2008, 21h) não tiveram. Com ‘Paraíso Tropical’ (2007, 21h), a emissora surpreendeu ao acrescentar cenas inéditas ao capítulo reapresentado.

Não por acaso, a decisão acontece em momento ruim para os dois horários. Findando sua trajetória na próxima segunda, O Tempo Não Para vai terminar diferente de como começou: derrubando os números de Ibope da Globo pelo Brasil e na faixa das 19 horas. De acordo com levantamento do NaTelinha, a novela de Mário Teixeira, protagonizada por Juliana Paiva e Nicollas Prattes, vai terminar com a pior audiência da faixa na média nacional desde 2015.

Veja também:

Segundo dados consolidados do PNT (Painel Nacional de Televisão), a novela tem média de 24,1 pontos nas 15 principais metrópoles do Brasil, que compõe o PNT e foram a chamada “média Brasil”. Com isso, é certo que a trama fechará na casa dos 24 pontos, dois pontos abaixo de sua antecessora, ‘Deus Salve o Rei’. O criticado folhetim medieval obteve 25,7 pontos em toda a sua duração.

A queda é de 6,2%. Em SP, principal referencia para o mercado publicitário, O Tempo Não Para tem os mesmos 24 pontos, a menor audiência desde ‘I Love Paraísopolis’, produzida em 2015. Já Espelho da Vida tem 17,3 pontos de audiência em SP, tendo 100 capítulos exibidos até aqui. É a menor audiência do horário das 18 horas desde ‘Joia Rara’, em 2013, que tinha 17,5 pontos em seus primeiros 100 episódios.

Marocas e Cris em O Tempo Não Para e Espelho da Vida (Foto: Reprodução/Globo)

Você também pode gostar