Emissoras

Globo promove “Êta Mundo Bom” com erro no título, entenda

No próximo dia 18 de janeiro, estreia na Globo a nova novela das seis “Êta Mundo Bom”, assim como a Globo, a mídia em geral está promovendo a sua novela com o “Êta”, usando o acento, quando na verdade a palavra não tem esse acento de forma alguma. A observação foi feita pelo jornalista Mauricio Stycer que teve o cuidado de consultar alguns especialistas da língua portuguesa.

Edna Perrotti que é professora, disse que “De fato, nenhum dicionário registra (nem poderia registrar) ‘êta’. O VOLP também não acolhe o erro”. Pasquale Cipro Neto, colunista da Folha, confirmou o erro na palavra: “Não há motivo algum para o acento em ‘eta’, que não passa de uma paroxítona terminada em ‘a’, como tantas outras, que, pela mesma razão, não levam acento (cara, bola, xepa, tropa, cera, anta, casa, mesa etc., etc., etc.). Com a terminação ‘a’ são acentuadas as oxítonas”.

O autor da novela, Walcyr Carrasco foi procurado para comentar sobre o assunto e por sua vez disse que o departamento de publicidade da Globo, foi o responsável por criar a logomarca da novela. Procurada, a Globo respondeu dizendo: “Foi uma liberdade artística para reforçar o acento caipira, já que o nosso personagem principal é Candinho”.

("Êta Mundo Bom" estreia dia 18 na Globo)

(“Êta Mundo Bom” estreia dia 18 na Globo)

Veja também:

 

Você também pode gostar