Emissoras, Globo, Noticia

Globo pode renegociar contrato de jornalistas e causa tensão entre profissionais, diz colunista

Segundo informações do colunista Ricardo Fentrin, do UOL, alguns profissionais como repórteres e âncoras do departamento de jornalismo da Globo, a maioria com experiência e salários ‘gordos’, estão com seus contratos prestes a vencer. Por causa disso, todos eles estão sendo consultados pela emissora para uma possível mudança contratual.

De acordo com o colunista, a ideia é acabar com contrato de Pessoa Jurídica (que é o modelo da maioria das estrelas da casa) e substituí-lo por contratação via CLT (com o registro em carteira). Ninguém entendeu totalmente a ideia do canal, mas há uma especulação que o Grupo Globo quer reduzir ações trabalhistas no futuro.

Isso se deve a muitas pessoas jurídicas que acabam entrando na Justiça trabalhista e provando algum tipo de vínculo empregatício com as empresas, que acabam condenadas e tem que indenizá-los a benefícios não pagos (como 13º salário, adicional de férias, FGTS, folgas, trabalhos em feriados e etc).

Veja também:

Sendo assim, registrando seus jornalistas pela CLT, eduzem-se as chances de processos futuros. No entanto, a mudança está causando uma enorme tensão nos bastidores da emissora, porque a renegociação do modelo contratual implica na redução dos valores pagos no salário para o profissional como PJ. Até a adoção da medida, veremos como a emissora agirá.

Rodrigo Boccardi na bancada do Jornal Nacional (Foto: Reprodução)

Você também pode gostar