Emissoras, Globo

Globo é multada pela Justiça por promover esporte em área protegida

A Globo foi multada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por ter usado indevidamente a uma área protegida ambientalmente, por decisão da 13ª Vara Federal do Distrito Federal. O processo aconteceu em virtude de uma reportagem realizada no ano passado do “Esporte Espetacular”.

A matéria em questão falava sobre a Cachoeira da Fumaça, localizada no Tocantins, destacando a prática de rafting. Entretanto, na reportagem era exibido que o visitante só podia praticar o esporte se comprasse produtos dos patrocinadores da matéria realizada. De acordo com o Instituto, o trabalho foi feito para promover o incentivo do turismo radical, o que é contrário para uma área de preservação.

Diante da lei, a multa para a Globo foi em torno de R$ 5 mil, causando revolta nos bastidores da emissora carioca, que entrou com pedido judicial para a tentativa de uma anulação da multa, alegando que a reportagem visava a preservação da natureza.

Veja também:

A juíza Edna Márcia Silva Medeiro Ramos aprovou a multa sobre a Platinada, e afirmou que o canal não conseguiu provas de autorização para entrar na Estação Ecológica, o que agrava ainda mais ao pagamento da multa, que deve ocorrer até em dois meses no máximo.

Globo foi multada (Foto: Reprodução)

Você também pode gostar