Emissoras, Noticia

GFK fecha acordo com emissoras para encerrar parceria

Muita gente ainda tenta entender exatamente o que aconteceu com a GFK no Brasil, uma vez que a empresa conseguiu fechar parceria com RecordTV, SBT e RedeTV para que pudesse oferecer seus serviços de medição de audiência. A proposta era ser uma alternativa ao Ibope, que sempre reinou sozinho nesse segmento, o que provocava desconfianças dos seus dados.

O interessante é que a GFK não conseguiu entregar a medição de audiência prometida, só gerando transtornos e prejuízo às emissoras. A decisão de romper o contrato partiu da própria empresa. As emissoras acionaram à justiça. A RecordTV chegou a ganhar a causa em primeira instância. No entanto, os executivos da multinacional selaram um acordo para pagar 40 milhões de reais aos 3 canais. É um valor atualizado com correção monetária, o que agradou a todos. Diante disso, encerra-se de maneira relativamente pacífica a frustrada intenção da GFK de se consolidar nesse mercado.

Em meados de 2017, emissoras acertaram volta ao Ibope

Final de 2013, RecordTV, SBT e RedeTV anunciam a união para trazer ao Brasil a alemã GFK, empresa que vinha fazer a medição da audiência no país, sendo concorrente do Ibope, que era acusado de manipulação em favor da Globo. Naquele momento, as emissoras brasileiras se comprometeram a financiar parcialmente a chegada da empresa no Brasil, apoiando a sua operação nos primeiros anos com 100 milhões de dólares, “pouco mais” de 300 milhões de reais.

Veja também:

No entanto, até aqui só foi aplicado pouco mais de 40 milhões de reais por parte das três. A GFK deveria iniciar a divulgação dos dados de audiência no início de 2015, mas atrasou em um ano, só começando no início do ano passado. Além disso, não conseguiu cumprir o percentual de 95% dos aparelhos de medição funcionando de forma contínua, atualmente esse número está em 91%. As emissoras ainda se queixam de não receberem informações sócio-econômicas do seu público.

Emissoras estão de volta ao Ibope (Foto: Reprodução)

Acompanhe todas as novidades dos famosos e da TV, em nosso canal no YouTube!

Você também pode gostar