Emissoras, Noticia, TV Cultura

Ex-apresentador do Roda Viva revela ter sofrido pressão política na TV Cultura

Fora das telinhas desde o mês de março, quando pediu desligamento da TV Cultura, o jornalista Augusto Nunes, ex-apresentador do tradicional programa Roda Viva, da emissora pertencente a Fundação Padre Anchieta, fez fortes revelações durante uma entrevista concedida ao também jornalista Marcelo Bonfá, para o canal no Youtube Pingue Pongue com Bonfá.

Na ocasião, Augusto disse na conversa que sofreu pressão política por parte da emissora pública, a qual, segundo ele, o obrigava a “convidar políticos amigos dos conselheiros” para participarem da sabatina realizada na atração, tanto para serem entrevistados quanto para entrevistarem.

“Eu deixava a escolha dos entrevistadores para a produção. Só queria jornalistas independentes, que formulassem perguntas objetivas. Mas eles [conselheiros] começaram a sugerir nomes, a fazer pressão”, declarou o profissional, que também detonou os responsáveis por tal prática.

“O conselho da Cultura tem um bando de gente que passa o dia por lá. Porque eles são aposentados, têm tempo de sobra, ficam ali só fazendo fofoca”, disparou o jornalista. No mais, o ex-âncora do Roda Viva falou que também chegou a ir tirar satisfações com Marcos Mendonça, presidente da Cultura, a fim de solucionar esse problema que estava lhe incomodando.

“Eu disse a ele o seguinte: ‘Quero saber como vai ser esse ano’. Questionei se o jornalismo ia voltar a ter controle sobre o Roda Viva ou se essa pressão ia continuar. [E Mendonça disse:] ‘Olha, esse ano é eleitoral, eu devo dizer que vai piorar”, recordou.

Veja também:

Com um cenário de trabalho totalmente desfavorável, Nunes contou que isso de fato aconteceu. “Falavam: ‘Tem que chamar o ministro da Educação [José Mendonça Filho], o das Comunicações [Gilberto Kassab], o da Saúde [Ricardo Barros]’. [Eu argumentava:] ‘Mas nós já chamamos, eles vieram aqui quando assumiram’. ‘É, mas são compromissos…'”, disparou.

Sendo assim, Augusto Nunes, não aguentando mais tamanha pressão, decidiu não renovar seu contrato com o canal sustentado pelo Governo de São Paulo. “Falei: ‘Eu não quero mais, não. Topo fazer as entrevistas com os ministros, mas minha última data eu quero para mim'”. Em seu último programa, ele recebeu o ministro Sérgio Moro. Assista abaixo a primeira parte da entrevista com o articulador.

Marcelo Bonfá e Augusto Nunes (Foto: Reprodução/Youtube)

Marcelo Bonfá e Augusto Nunes (Foto: Reprodução/Youtube)

Você também pode gostar