TV

Estreia de “Duas Caras”, novela atacada pela RecordTV, completa 10 anos

No dia primeiro de outubro de 2007, a TV Globo estreava a novela “Duas Caras” no horário das nove, assinada pelo autor Aguinaldo Silva, a trama foi composta por diversos problemas, a começar pela sua história confusa até demais, algo que dispersou o público nos primeiros capítulo, jogando a audiência da Globo abaixo de 40 pontos, algo que, naquela época, era aceito pela emissora apenas em novelas das 19 horas.

Além disso tudo, a novela enfrentou problema com a sua classificação, já que a trama passou a apostar em cenas consideradas ousadas demais, por esse motivo, a Justiça classificou a trama para 12, mas logo depois voltou a trás e decretou que a novela teria indicação proibida para menores de 14 anos, sendo assim, só poderia ser exibida depois das 21 horas, algo que caiu como uma bomba na Globo.

Nos estados com fuso horário e que tivesse horário de verão, a novela seria exibida extremamente tarde. Algo que fez com que a emissora precisasse suavizar algumas questões para a reclassificação do trabalho. Até mesmo Aguinaldo Silva teve algo parecido com um surto, ao ver sua história como, até então, o maior fracasso de uma trama das nove na emissora.

Veja também:

O autor se afastou e tirou férias, mas logo acabou voltando ao controle da novela, que acabou subindo alguns pontos, passando da casa dos 40 pontos. Na trama, ainda havia Edivânia (Susana Ribeiro), uma evangélica extremista e intolerante com os demais. Em uma determinada cena, exibida em março de 2008, a novela mostrou a mulher destruindo um terreiro de candomblé, algo que gerou uma reação imediata aos religiosos, incluindo a RecordTV, emissora totalmente ligada a Igreja Universal do Reino de Deus, que reagiu prontamente com uma matéria longa no “Domingo Espetacular”, onde a Globo foi severamente atacada. De qualquer forma, a novela acabou com parte do elenco não se suportando e rixas que se prolongam até hoje. Texto feito com base na matéria especial produzida pelo site “RD1”.

Edivânia era uma evangélica intolerante (Foto: Reprodução)

Acompanhe todas as novidades dos famosos e da TV, em nosso canal no YouTube!

Você também pode gostar