Novelas

Encarnação decide morrer de fome em “Velho Chico”

No capítulo da novela das nove, “Velho Chico”, previsto para ir ao ar no dia 19, os dias vão passar e Martim (Lee Taylor) não vai procurar a família. Encarnação (Selma Egrei) desistirá de esperar o neto para poder morrer e começará tecer sua mortalha dia e noite sem parar. Ela se negará a comer, deixando Iolanda (Christiane Torloni) e as empregadas da casa apavoradas. “Preciso acabar logo essa mortalha que é pra me ver livre dessa vida”, dirá a centenária.

Em um dos momentos de fúria, ela jogará sua bengala em Dalva (Mariene de Castro) por insistir em lhe dar algo para engolir. A revolta da idosa acontecerá após ela ter novos sonhos com o neto. Só que mesmo perto da fazenda do pai, Martim não vai procurá-lo. O herdeiro, inclusive, fará o padre Benício (Carlos Vereza) prometer que não revelará que ele está vivendo no sítio que era de seus avós maternos, os pais de Leonor (Marina Nery).

A primeira a perceber que a patroa estará desistindo de viver será Doninha (Suely Bispo). “Já tá tarde, era hora boa da sinhora se recolhê. A senhora pode muito bem continuá isso amanhã”, falará a mãe de Cícero, que ficará assustada com a matriarca dos de Sá Ribeiro dizendo que precisa se ver livre dessa vida logo. “Chegá nessa idade não é bênção, é castigo! Vivê é morrê um pedaço a cada dia que passa”, reclamará Encarnação.

A idosa dirá que o que mais está pesando é ter de passar o fim de sua vida longe de Martim. “Minha hora tá chegâno, Doninha. E nada dele, nem sinal. O mais que tenho são esses sonhos, que não sei se vêm para me acalmar ou para me desassossegar de vez. Vô vivê o tempo de tecê minha mortalha e me despedi de Martim. Ou me encontrá com ele, onde quer que ele esteja”, dirá, retomando o trabalho no tear.

Horas depois, será a vez de Dalva oferecer comida, suco, vitamina, chá, e Encarnação se negará a engolir qualquer coisa. “Já disse que num tô com fome! Já disse que não quero”, esbravejará Encarnação, jogando a bengala em cima da funcionária. Dalva contará o que aconteceu a Iolanda. Antes que a sogra definhe, a cantora pedirá para o marido, Afrânio (Antonio Fagundes), interceder. Ela falará ao coronel que ele precisa trazer Martim de volta para acabar com a tristeza de Encarnação.

Ao ouvir o nome do filho, o Saruê afirmará que Martim morreu para ele. “Ela cansou dessa vida não é de hoje, Iolanda. Não é por mim que ela tá se doendo. Não tem nada que eu possa fazer. Digo e repito quantas vezes for: Martim pra mim está morto! E se minha mãe quiser se abraçar a memória desse fantasma, ela que se abrace, que eu não tenho nada com isso”, gritará ele. Iolanda ficará arrasada, sem saber o que fazer para não ver Encarnação morrer de fome. As informações são do Notícias da TV!

Encarnação ficará sem se alimentar
Encarnação ficará sem se alimentar