Celebridades, Noticia

Doença de Isis Valverde pode afetar bebê

Grávida de três meses, Isis Valverde vai precisar redobrar os cuidados com seu bebê por causa de uma doença autoimune. A atriz é celíaca, ou seja, tem intolerância total ao glúten, mazela que pode ser agravada durante a gravidez. Filhos de mães com o problema têm mais chances de desenvolvê-la e, por isso, precisam de restrições na alimentação nos primeiros anos de vida, além de atenção especial aos sintomas.

A doença celíaca tem cunho hereditário. Filhos de mães com a intolerância têm 10% de probabilidade de apresentá-la ao longo da vida“, explica a ginecologista e obstetra Renata de Camargo Menezes. É recomendado que o bebê da atriz, que ela revelou que será um menino, faça uma dieta restritiva assim que tiver contato com outros alimentos além do leite materno.

Mulheres diagnosticadas e que já fazem controle da doença não tem problemas na gravidez. É o caso de Isis Valverde, que, de acordo com sua assessoria de imprensa, tem uma gestação totalmente saudável, acompanhamento nutricional e não precisará se afastar o trabalho. Não há cura para a doença, mas é possível controlá-la com a retirada da dieta de alimentos que desencadeiam a intolerância.

De acordo com a especialista, o que pode ocorrer, e resultar em complicações, é quando a mulher descobre a intolerância depois de engravidar. A doença celíaca é autoimune, o que significa que a própria defesa do corpo ataca células do organismo, causando inflamação. Nesse caso, o processo ocorre na parede do intestino e é desencadeado pelo glúten, uma proteína presente no trigo, na cevada, no centeio e seus derivados.

Isis Valverde (Foto: Reprodução)

Veja também:

 

 

Acompanhe todas as novidades dos famosos e da TV, em nosso canal no YouTube!

Você também pode gostar