Celebridades, Noticia

Convidadas do Programa do Porchat, Iza e Joyce Ribeiro falam sobre racismo

Na noite da última terça-feira, 08 de maio, a Iza e Joyce Ribeiro foram convidadas do Programa do Porchat. Em meio ao papo com o apresentador, as duas falaram sobre o racismo, a importância de falar sobre ele e como o encaram.

“Desde criança percebi o racismo em minha vida. Sempre estudei em escolas particulares em que minha mãe dava aula. Era difícil entender porque me rejeitavam. Eu achava que era chata, mas depois de ouvir apelidos, vi que era racismo”, disse Iza.

Depois ela desabafou: “Eu como mulher negra estou aproveitando esse momento, nunca se falou tanto disso. Me perguntam muito sobre empoderamento, se não tenho medo de falar disso o tempo inteiro, que vão me achar chata. Tem pessoas que acham que é ‘mimimi’, que tenho que mudar de assunto, que é chato ou que eu, como cantora pop, não posso ter esse tipo de opinião, porque é sério demais. Tem sempre alguém que vem com esse tipo de comentário“.

Veja também:

Joyce, que recentemente foi contratada pela TV Cultura, afirma que esse é o momento de falar sobre tal tema: “Acredito que a gente vive um momento especial, há uma vontade, um movimento de dar um passo além. Tenho certeza que é um avanço irreversível, um momento de tomada de consciência não só dos negros de seu espaço, do que conquistar, quanto dos brancos pensarem de forma mais realista e ver que é o respeito que vai nos livrar do que vivemos hoje”.

E analisa:: “É um racismo estrutural. As pessoas crescem achando que é a normalidade, não eram levadas a pensar nesse problema há dez anos. Elas vão se fechando e, quando você vê, a sociedade não avança. Enquanto o mundo não for mais igual para todos, teremos problemas”.

Fábio Porchat, Iza e Joyce Ribeiro (Foto: Reprodução)

Você também pode gostar