Conheça 10 curiosidades sobre a televisão brasileira

Com bem mais que 60 anos de existência, a TV brasileira foi ganhando destaque em muitos lares no país, até hoje existem pessoas que não tem acesso a esse grande meio de comunicação que é a televisão, porém as emissoras já consegue atingir uma grande parcela da população brasileira.

Existem muitas curiosidades sobre a televisão brasileira, considerado o maior meio de comunicação do país, mas mesmo sendo esse gigante da informação, a TV aberta vem perdendo espaço para TV por assinatura, serviços de streaming e também as famosas redes sociais que são os vícios de hoje.

Conheça abaixo 10 curiosidades sobre a televisão brasileira que talvez você ainda não sabia:

1 – A TV Tupi São Paulo foi a primeira emissora de televisão brasileira. A emissora operou no canal 3 até 1960 passando a operar no canal 4 até seu fechamento, em 18 de julho de 1980.

2 – O primeiro programa criado especialmente para a televisão foi “TV na Taba”, da Tv Tupi, cuja apresentação ficava a cargo de Homero Silva. Como diz o Faustão, além dele, “monstros sagrados” como Lima Duarte, Hebe Camargo e Mazzaropi também participavam.

3 – Silvio Santos estreou em 1966, na TV Globo, com o programa “Música e Alegria”, que tinha quatro horas de duração nas tardes de domingo. Em 1976 migrou para a TVS e em 1981 para o SBT, onde é dono da emissora.

4 – A Tv Record, que mais tarde se tornou a Rede Record de Televisão, foi inaugurada em 1953 e é a mais antiga emissora de Tv em atividade no país.

5 – Segundo dados da Edição 2029 da Revista Veja, de outubro de 2007, a Igreja Universal oferece à Rede Record recursos em torno de 300 milhões de reais por ano, por meio da compra de horários na programação. Esse dinheiro, proveniente do dízimo pago espontaneamente pelos fiéis da igreja, equivale a um terço de tudo o que a emissora arrecada no mercado publicitário.

6 – Em 1955 estreou na TV Rio o primeiro programa de auditório no Brasil, o “Programa de Gala”, apresentado também na Rede Globo e na TV Tupi. Por ele, passaram nomes como Oscarito, João Gilberto e Chico Anysio.

7 – Uma das maiores audiências da história da Rede Globo, foi registrada durante a transmissão da Copa do Mundo de 2002. Apesar dos jogos serem transmitidos nas madrugadas, a audiência foi acima de 85 pontos com picos de 92, segundo o Ibope.

8 – Em 1976, Roberto Marinho recebeu o Prêmio Internacional Emmy, como Homem Destaque da Televisão.

9 – Segundo matéria da Revista Veja, em novembro de 2008, de acordo com a central de comunicação da Rede Globo, o preço médio de um capítulo de novela é de 200.000 dólares. Assim, uma novela da Globo, que costuma ter de 180 a 200 capítulos, está saindo por até 40 milhões de dólares. É o mesmo valor da mansão que a Madonna comprou em Nova York, em 2009.

10 – Foi assinada em Outubro de 1959, pelo então Ministro da Justiça, Armando Falcão, a primeira legislação regulamentando a censura de TV no Brasil. Através de decreto federal, em 1961, o intervalo comercial é fixado em três minutos e é proibida a participação de menores de 18 anos em programação de debates. Em 1962, Jânio Quadros obriga, por decreto, a dublagem de todos os filmes transmitidos pela TV. Também por decreto, era obrigatória a transmissão diária de 25 minutos de filmes brasileiros.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Curtidas
Diiego
Curitibano e fundador do site Famosos na Web, sou apaixonado pelo mundo virtual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.