BBB, Globo, Noticia

BBB 19: Rodrigo é vítima de ataques racistas nas redes sociais; família do brother acionará a justiça

O emparedado da noite, Rodrigo Franca acabou se tornando mais uma vítima de haters nas redes sociais, após uma publicação feita pelos familiares do brother em seu Instagram nesta segunda-feira (01). Na ocasião, o carioca recebeu vários insultos racistas nos comentários da postagem, fato este que obrigou a família a ocultar o campo de comentários e acionar a justiça contra essas pessoas.

“Vai sair o macaco”, “Vai sair miserável. Lugar de macaco é no zoológico. Lixo para a sociedade” e “Esse catimbozeiro já era para ter saído” foram algumas das frases proferidas pelos seguidores de Rodrigo, que disputa a preferência do público com Carolina e Hariany.

Em entrevista ao site UOL, o advogado da família, Ricardo Brajterman, se pronunciou sobre o episódio e revelou quais medidas judiciais serão tomadas contra esses perfis. “Os ataques são bem violentos, chamando inclusive ele de macaco. Isso é crime de injúria racial, que é xingar diretamente a pessoa […] Terão duas frentes, na área criminal vamos levar todos os posts racistas para a delegacia de Crimes Eletrônicos; na área civil vamos pedir ao Instagram que forneça o IP de todos os perfis que fizeram postagem de conteúdo racista”, explicou.

Já na manhã desta terça (02), os familiares de Rodrigo fizeram questão de publicar um texto reflexivo, em que fala que “’Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar’ (Nelson Mandela)”. (Clique AQUI e confira!).

Desabafo

“Há algumas semanas vimos a imagem e o trabalho árduo desse artivista serem colocados em jogo por conta de uma montagem de situações que ocorreram em tempos diferentes na casa mais vigiada do país. Bastou um vídeo ser disseminado na internet para que nós – sociedade – o questionássemos, sem averiguação das verdades.

Veja também:

Houve silêncios, houve descrenças, houve pensamentos mais complexos. Houve reflexões interessantes. Houve de tudo.
Hoje, vejo sobretudo o porque do Rodrigo ser esse cara que ele é. Vejo o porque ele tem conseguido no micro e no macro trazer outras reflexões. Mover estruturas não é tarefa fácil, se assim fosse, estaríamos todos “movendo”.

Agora, meu amigo, é o Brasil racista que se sente no direito de te chamar de ‘macaco’ e desejar que ‘fique manco da outra perna’. São outras canetas, não são nem as canetas nossas que ainda preenchidas da tinta do racismo, eventualmente, se colocam igual ou pior que nossos colonizadores. Muitas das vezes somos monstros que o racismo criou. Essas de agora, são canetas que não são preenchidas, mas formadas, desenhadas, feitas do, com e para o racismo.

Daqui, espero que tenhamos sabedoria para entender todas as outras lutas que agora vc, obrigatoriamente, terá que enfrentar. E que vc tenha força para superá-las e continuar esse cara íntegro, gentil e maravilhoso que vc é. (Sol Miranda)”, escreveu a responsável no Instagram de Rodrigo após os ataques. (Clique AQUI e confira!).

Rodrigo deve deixaRodrigo, do BBB19, é vítima de ataques racistas nas redes sociais (Foto: Reprodução/TV Globo)r o BBB 19 esta noite (Foto: Reprodução/TV Globo)

Rodrigo, do BBB19, é vítima de ataques racistas nas redes sociais (Foto: Reprodução/TV Globo)

Você também pode gostar