Celebridades, Noticia, RecordTV

Autor Marcílio Moraes saí da geladeira da Record após cinco anos e fica desempregado

Marcílio Moraes, o primeiro autor das novelas da Globo a acreditar na dramaturgia da Record, deixou a emissora da Barra Funda após quase 15 anos. O autor chegou na emissora em 2004 e acabou passando os últimos cinco anos na geladeira. O seu contrato vence no próximo dia 31 e não será renovado.

“Não fui procurado pela direção da emissora para conversar sobre isso e, devo dizer, também não os procurei com este fim”, afirma Marcílio, de 75 anos, que escreveu obras como Sonho Meu (1993), na Globo, e Essas Mulheres (2005) e Vidas Opostas (2007), na Record.

A última produção de Marcílio a ir para o ar foi a minissérie Plano Alto (2014). “Os primeiros nove anos na Record foram excelentes. Tive oportunidade e liberdade para escrever novelas e séries de sucesso e relevantes para a dramaturgia televisiva. Os últimos cinco anos foram frustrantes para mim. Nada emplaquei, a não ser reprises”, resume ele.

‘Essas Mulheres’ foi a primeira novela de Moraes na Record, que ganhou elogios da crítica. ‘Vidas Opostas’ fez ainda mais sucesso, ganhando o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e quebrou o monopólio da Globo no Troféu Imprensa com o primeiro retrato realista de uma favela na teledramaturgia.

Veja também:

Porém, o projeto bíblico acabou levando o autor para a geladeira. “A orientação lá hoje é diferente. Acho que, como só faço os meus projetos e não o dos outros, bato de frente com o que a emissora deseja”, disse ele, em entrevista cedida ao site Notícias da TV.

“Ninguém defendeu mais a dramaturgia da Record do que eu, não apenas com a minha obra mas também como presidente da Associação dos Roteiristas e como autor militante. Inúmeras entrevistas, declarações e posicionamentos. Acreditava que a emissora poderia ser a grande alternativa para o audiovisual brasileiro. Mas é como você diz na sua pergunta: foi bom enquanto durou. Fazer o quê?”, desabafou.

Moraes afirma que está À disposição do mercado, incluindo a Globo. “Meu plano para o futuro é continuar a escrever. Tenho inúmeros projetos para a televisão, certamente os melhores da minha vida, pela experiência que adquiri. Sou um cara antenado com o mundo, nenhuma defasagem com a atualidade. Agora, se ninguém quiser produzir as minhas ideias, tudo bem. Vou me dedicar exclusivamente à literatura, que é meu projeto original e que me dá enorme prazer. Estou escrevendo um novo romance, que espero lançar no ano que vem.”

Marcílio Moraes é autor de novelas da Record (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Marcílio Moraes (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Você também pode gostar