Audiência da TV, Emissoras, Noticia

Audiência dos canais pagos entra em queda pela primeira vez depois de nove anos

Parece que a crise afetou alguns milhares de brasileiros que possuem TV por assinatura em suas residências. Isso porque, de acordo com números que foram divulgados pelo Kantar Ibope Media, a audiência desses canais de televisão no Brasil acabou entrando em queda pela primeira vez depois de nove anos de existência.

Segundo o Instituto, as emissoras que compõem os chamados OCN (Outros Canais) e OCP (outros canais pagos) consolidaram durante os 10 primeiros meses deste ano 9,5 pontos de média, ou seja, as mesmas tiveram uma caída de dois décimos em relação ao mesmo período do ano passado. Só para se ter uma ideia, a pontuação alcançada por essas emissoras chegou a atingir 2,334 milhões de casas, ou 6,5 milhões de pessoas.

+ Globo vai lançar nova plataforma de vídeo semelhante à TV por assinatura

+ IURD toma o lugar de concorrente em operadora de TV por assinatura

Veja também:

Segundo análise do jornalista Daniel Castro, em sua publicação feita no site Notícias da TV, este feito “indica o fim de um ciclo em que a TV paga triplicou seu tamanho e superou Record e SBT nos gráficos de audiência, tornando-se verdadeiramente relevante”.

Em seguida, o jornalista aponta algumas causas que levaram a TV Paga a apresentar resultados abaixo dos que foram conquistados por ela em 2016. A primeira delas é com relação a perca constante do número de assinantes em virtude da crise que assola o país. Já a segunda diz respeito a questão da forte concorrência com a Netflix, que, segundo hipóteses, já ultrapassa a marca de 7 milhões de usuários no Brasil, além das próprias plataformas de vídeo sob demanda da TV por assinatura.

E por último, Daniel ainda destaca acerca de alguns tipos de programas que, atualmente, já não conseguem mais fazer tanto sucesso como no passado, dentre eles reality shows culinários e de sobrevivência na selva, assim como também de algumas séries como The Walking Dead, que estão chegando a perder relativamente pontos de audiência. E sem contar na ascensão da TV aberta, que se encontra vindo em constante crescimento nos últimos anos.

Logo de alguns canais pagos (Foto: Reprodução).

Logo de alguns canais pagos (Foto: Reprodução).

Você também pode gostar