Celebridades, Noticia, Novelas

Atores de Segundo Sol acusam site de racismo

O ator Dan Ferreira, que faz o personagem Acácio em Segundo Sol, usou o Instagram nessa segunda-feira (02/07) para rebater e criticar uma colunista que fez um título preconceituoso em sua matéria. Na nota, a autora usa a expressão “sexo com negão” para descrever a relação entre o personagem de Dan e Rochelle, interpretada pela Giovanna Lancellotti.

Ei! Notícias da TV, Eu não sou seu negro! Precisamos falar sobre objetificação de corpos negros. Quisera eu, que todos tivessem ideia da responsabilidade que nos atravessa em cena pra não reproduzir estigmas, não sublinhar estereótipos, não ficar chato, fazer bem e as vezes também se permitir esquecer tudo isso”, começou Dan.

Nas redes sociais, outros atores apoiaram Dan e repostaram a publicação. Chay Suede, Gi Lancellotti, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso foram alguns deles. Emilio Dantas, inclusive, repostou o tuíte de outro repórter do site com a legenda: “Com quantos processos se derruba um racista?

Algumas horas mais tarde, o site fez uma nota respondendo aos comentários. “A tal manchete do Notícias da TV faz mais do que reproduzir os estigmas destacados pelo intérprete. Ela reproduz o texto do próprio João Emanuel Carneiro, com aspas da personagem Rochelle, apresentada como vilã, de caráter desprezível e que não deve servir como exemplo para ninguém”, diz a publicação.

Veja também:

Ei! Notícias da TV, Eu não sou seu negro! Precisamos falar sobre objetificação de corpos negros. Quisera eu, que todos tivessem ideia da responsabilidade que nos atravessa em cena pra não reproduzir estigmas, não sublinhar estereótipos, não ficar chato, fazer bem e as vezes também se permitir esquecer tudo isso. Porque não pensar sobre essas coisas e apenas executar o seu trabalho é libertador, mas nem sempre possível. Quisera eu. Porém, o que me fez escrever aqui sobre a manchete acima, além dela ser absurda, são as mensagens que recebo nas redes e nas ruas. Palavras que falam de orgulho e representatividade, e que me fazem ter compromisso e responsabilidade quando boto a minha cara na tela. É por isso que escolhi ser ator, pra comunicar, andar com o nosso tempo e contribuir com reflexão. O que para mim, enquanto jovem ator, é responsabilidade e consciência, para quem se propõem a ser jornalista deveria ser obrigação. É muito difícil ver essa parcela da impressa do nosso país que, ainda se permite escrever e publicar esse tipo de manchete, que reproduz e reforça estigmas preconceituosos, reduzindo e hiper sexualizando os nossos corpos com uma escrita viciada em troca de cliques. Sei que temos aqui, veículos e jornalistas sérios, com propósito, e é nesse tipo de imprensa que acredito e busco dialogar. Márcia Pereira, Daniel Castro, Notícias da TV, faltou respeito e responsabilidade, meus caros! Pega a visão: Os tempos são outros. Repito: Eu não sou seu negro!

Uma publicação compartilhada por Dan Ferreira (@odanferreira) em

Você também pode gostar