Emissoras, Noticia, SBT

Afiliadas do SBT crescem em audiência com a exibição da Copa do Nordeste e deixam a Globo em segundo lugar

Na tela do SBT desde o ano passado, quando exibia os jogos juntamente com o extinto Esporte Interativo na TV, a Copa do Nordeste 2019 está rendendo bons frutos para as 10 afiliadas da emissora de Silvio Santos na região, e, com isso, vem deixando a liderança da TV Globo bastante ameaçada, principalmente nas capitais Salvador, Fortaleza e Recife.

Só para se ter uma ideia, segundo os dados consolidados do Kantar Ibope Media, divulgados pelo site Notícias da TV, a TV Jangadeiro, afiliada ao SBT no Ceará, fechou com 11,9 pontos de média, do total de nove jogos transmitidos até então, sendo que o maior índice alcançado foi na partida entre Ceará X Náutico, válida pelas quartas de final, no dia 06 de abril, quando o alvinegro perdeu por 2 a 1 e deu adeus a competição.

De acordo com os números obtidos, o jogo registrou incríveis 17,3 de média, 21 pontos de pico e 74 minutos na liderança contra a novela Verão 90, da Globo. Outros confrontos que também deixaram a Jangadeiro em primeiro lugar foram: Vitória x Ceará (11,6 pontos), Sergipe x Ceará (12,2 pontos) e Motoclub x Fortaleza (13,7 pontos). Isso, no entanto, representa um crescimento de 35,2% em relação ao ano passado, quando a fórmula de disputa era um pouco mais extensa e cansativa. Só lembrando que cada ponto na Grande Fortaleza equivale a 12.551 domicílios.

Já em Salvador, a TV Aratu alcançou até agora 11 pontos de média no geral e 324 minutos na liderança, ou seja, um ponto a mais que em 2018. As partidas que chegaram ao topo no ibope foram: Santa Cruz x Bahia (9,0 pontos), ABC x Vitória (11,4 pontos) e Sampaio Corrêa x Bahia (13,0 pontos). Cada ponto na capital baiana representa 13.554 domicílios.

E na capital pernambucana, a TV Jornal também não fica por baixo, pois, segundo os números informados, a emissora “afirma que cresceu 139% em audiência com os jogos nas tardes de sábado, atingindo assim 1,5 milhão de indivíduos”. Entretanto, o canal não divulgou os resultados, mas o Notícias da TV apurou que o jogo entre Ceará X Náutico rendeu 9 pontos e a vice-liderança, contra 28 de média da Globo.

Veja também:

“Cito três pontos que incrementaram a audiência na edição deste ano do torneio: a forte estratégia digital e o novo formato da Copa do Nordeste, que gerou muitos clássicos desde a primeira rodada. Outro ponto importante é que o telespectador está voltando a assistir ao futebol no SBT. Televisão é hábito e a Copa do Nordeste está se solidificando na nova casa”, declarou Vladimir Neto, diretor da TV Jornal.

As próximas duas partidas acontecerão em maio, quando Fortaleza X Santa Cruz e Botafogo-PB x Náutico se enfrentarão nas semifinais da competição, em jogo único. A final, por sua vez, ocorre no final do próximo mês e terá dois jogos. “A tendência é que tenhamos ainda mais crescimento na nossa audiência, pois o torneio está chegando nas fases finais, o que irá gerar jogos mais competitivos e interessantes para o público”, completou.

No mais, vale destacar que o SBT adquiriu os direitos da chamada Lampions League por cerca de R$ 5 milhões, um valor referente a metade do que a Globo pagava até 2017 (+/- R$ 10 milhões). Com isso, as afiliadas no Nordeste conseguiram junto ao SBT nacional a liberação de poder exibir as partidas às terças e sábados, sempre, ou quase sempre, às 21h30 e 16h, respectivamente.

Só lembrando que o contrato do SBT com a Liga do Nordeste vai até 2020, ao contrário do canal pago Fox Sports, que terá o direito de transmitir um jogo por rodada até 2021. Detalhe: A Globo se mostrou interessada em retomar a transmissão dos jogos. Prova disso é que o Grupo Globo, através do SporTV e Premiere, tentou a aquisição, mas não obteve sucesso.

Afiliadas do SBT no Nordeste transmitem a Copa do Nordeste 2019 (Foto: Reprodução)

Afiliadas do SBT no Nordeste transmitem a Copa do Nordeste 2019 (Foto: Reprodução)

Você também pode gostar