Audiência da TV, Noticia, SBT

Afiliada do SBT no Ceará surpreende e alcança a liderança isolada com a transmissão da final da Copa do Nordeste

Na última quarta-feira, 29 de maio, as afiliadas do SBT na região Nordeste exibiram a grande final da Copa do Nordeste, entre Botafogo-PB X Fortaleza, a qual consagrou o time cearense campeão inédito desta temporada. Porém, o que mais chamou a atenção de tudo isso foram os números alcançados pela TV Jangadeiro no estado do Ceará, cujos foram considerados bastante expressivos para o horário em que a partida fora ao ar, 20h.

Segundo os dados consolidados do Kantar Ibope Media, divulgados com exclusividade pelo blog do jornalista Allisson Marques, a TV Jangadeiro conquistou o primeiro lugar isolado no horário compreendido entre 19h55 e 22h15, ao marcar incríveis 26 pontos de média, contra 16 da TV Verdes Mares/Globo, 6 da TV Cidade/Record TV e apenas 2 da TV Diário (emissora local pertencente ao Sistema Verdes Mares).

Sendo assim, o Jornal Nacional e a novela ‘A Dona do Pedaço’, da Globo, que competiram diretamente com o jogo, perderam com uma larga vantagem para a concorrente. De acordo com os números apontados, os dois produtos globais fecharam o dia com 17 e 20 pontos de média, respectivamente, enquanto o SBT cearense atingiu 24 pontos (contra o JN) e 26 pontos (contra o folhetim de Walcyr Carrasco).

Agora, se formos comparar a média alcançada pelo futebol com as novelas ‘Topíssima’ e ‘Jezabel’, da Record TV, veremos que a Jangadeiro também deu mais um baile de audiência na concorrência. No horário das 19h52 às 20h50, a TV Cidade amargou o terceiro lugar e ficou com 5 pontos de média, já a Jangadeiro se isolou na liderança com 23 pontos e a TV Verdes Mares veio na sequência com 18 de média.

Entretanto, quando a trama bíblica entrou no ar das 20h50 às 21h45, a afiliada da Record no Ceará conseguiu ganhar um ponto em sua média, mas nada que atrapalhasse o bom rendimento de sua principal concorrente. Foram 6 pontos para a TV Cidade, 27 para a Jangadeiro e 17 para a Verdes Mares. Só lembrando que cada ponto na Grande Fortaleza equivale a 12.511 domicílios.

Para o ano que vem, essa audiência tende ainda mais a crescer, visto que estarão na maior competição do Nordeste o Sport (PE), que abdicou do torneio em 2018 e 2019 (com a saída da Globo das transmissões), Náutico (PE), Santa Cruz (PE), Vitória (BA), Bahia, Ceará e Fortaleza, times estes considerados tradicionais da região.

Renovação com a Liga do Nordeste

Veja também:

Batido o martelo! A Copa do Nordeste será do SBT nos próximos três anos. Isso porque a emissora de Silvio Santos renovou contrato com a Liga do Nordeste para exibir a competição em 2020, 2021 e 2022 (o vínculo anterior era válido para 2018 e 2019). O anúncio oficial foi feito na noite de quarta-feira (29), após a partida final entre Botafogo-PB X Fortaleza, pelos narradores esportivos das respectivas afiliadas na região que transmitiram o confronto.

Em entrevista concedida a um site de notícias, o presidente da Liga, Eduardo Rocha, comentou acerca do acordo firmado com o canal da Anhanguera: “Chegaram propostas da Globo e do SBT, que foi a melhor, a mais vantajosa e obviamente a do SBT foi vitoriosa. São números expressivos que a gente vai divulgar hoje para os clubes e federações”, ressaltou.

Em seguida, Rocha ainda falou sobre a questão da média de público assegurada durante o torneio regional: “Para você ter uma ideia, no balanço final da competição, que vai aumentar a média de público pelo jogo de hoje (29), nós somos o terceiro maior público do Brasil, perdendo tão somente para São Paulo e o Rio de Janeiro. Ganhamos do Mineiro, do Gaúcho e da própria Copa do Brasil”, afirmou.

Para quem não sabe, Eduardo Rocha foi o principal responsável por apostar na Copa do Nordeste, pois ele peitou a CBF e algumas federações a partir do momento em que a entidade decidiu acabar, em ato considerado criminoso anos atrás, com os torneios regionais, e, com isso, ele acabou sustentando a competição, por um determinado período, sem nenhum tipo de apoio. Por isso que, atualmente, ela é bastante rentável para os cofres dos clubes.

A Copa do Nordeste 2019 chega ao seu fim consagrando o Fortaleza Esporte Clube como o campeão desta temporada. O tricolor cearense venceu o Botafogo-PB por 1 a 0 em João Pessoa/PB (o primeiro jogo também havia sido 1 a 0 para o Fortaleza), garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil 2020 e faturou o prêmio de R$ 1 milhão, fora a ‘orelhuda’ (apelido dado a taça da Copa do Nordeste). O segundo colocado receberá R$ 500 mil.

SBT transmitirá a Copa do Nordeste por mais três anos (Foto: Reprodução)

SBT transmitirá a Copa do Nordeste por mais três anos (Foto: Reprodução)

Você também pode gostar