“Viola Minha Viola”12/10/14 atrações do programa

Neste domingo (12) às 9h da manhã

Neste domingo (12) às 9h da manhã

Neste 12 de Outubro, Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida, o Viola, Minha Viola faz uma mistura que dá moda caipira. O programa tem o lançamento do novo disco das Irmãs Barbosa e duas duplas jovens e revelações para suas idades: Lorena e Rafaela, de Uberlândia (MG), e João Vitor e Isaac, de Londrina (PR). O programa vai ao ar no domingo (12/10) com reprise no sábado (18/10).

Na abertura, Inezita canta “Cantiga de Nossa Senhora” (Heckel Tavares/Luis Peixoto), uma bonita canção que descreve Maria, a mãe de Jesus, buscando ninar o filho. Já no encerramento, a cantora interpreta “Peixe Vivo”, uma música folclórica que nos remete às brincadeiras infantis.

O segundo bloco é todo dedicado para as Irmãs Barbosa, que lançam com exclusividade no Viola, Minha Viola seu novo disco. Edna e Dinah interpretam quatro músicas deste trabalho: “Espinhos da Vida” (Matogrosso/J. K. Filho), “Chega de Sofrer” (Barrinha), “Canoeira do Araguaia” (André/Andrade/Albertino Soares) e “Fiz Uma Cova na Areia” (Lourival dos Santos/Tião Carreiro). Todas as músicas são acompanhadas por Thiago Violeiro (violão), José Mauro (violão), Felipe Resende (viola/violão), Leandro Madeira (baixo) e Maestro Marinho (acordeon).

O terceiro bloco do programa é dedicado ao Dia das Crianças. Inicialmente, Inezita apresenta um pequeno vídeo com trechos de alguns violeiros e cantores que apareceram “bem cedinho” no programa, como Fabinho da Viola, Neymar Dias, Rodrigo Mattos, Juliana Andrade, Dudu da Viola, entre outros. Depois, o programa tem a participação especial de duas duplas infanto-juvenis, que são revelações para as suas idades.

Na sequência, os dois violeiros-mirins de Londrina (PR). Hoje, João Vitor tem 12 anos e Isaac, 13 anos. A dupla foi formada há um ano e meio. Desde os 4 anos começaram a gostar do som do violão. Aos 7 anos conheceram a viola e se apaixonaram pelo som e pelas modas. Conheceram-se na Orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio, da qual também participam até hoje. A dupla já participou de vários Festivais de viola caipira, entre eles os de Rancharia, Franca, Pardinho, Lucianópolis e Poxoréu, onde alcançaram o primeiro lugar na categoria juvenil. O repertório da dupla no programa é um “Pot-pourri de Viola” (Vários Autores) e “Era Uma Boiada” (Marcos Violeiro/J. Wilson), ambas interpretadas com solos dobrados de viola.

Divulgação: TV Cultura