Vera Fischer comentou chegada dos 60 anos

A revista ‘QUEM’ conversou com a atriz Vera Fischer que aos 63 anos, comentou os desconfortos e alegrias da idade, a volta aos palcos e sua rotina de beleza.

Você ficou nove anos afastada dos palcos, sua última peça, ‘Porcelana Fina’, foi encenada em 2006. Por que tanto tempo longe?
Vera Fischer: Pois é, e em São Paulo faz mais tempo ainda. Há 17 anos não piso nos palcos paulistanos. Para você ter uma ideia, há quatro anos estou rodando o país em busca de patrocínios. Tentei montar uma tragédia, um drama, uma peça com texto meu. Eu me inscrevi em todas as leis e todos os atores estão reclamando que está difícil conseguir patrocínio. As pessoas me param, falam comigo, e eu sinto que elas gostam de mim, fico feliz.

Você escreveu uma peça chamada ‘Como Ser Feliz Depois dos 60’, ainda não encenada. É possível ser feliz depois dos 60?
Vera Fischer: É! Nunca escondi a minha idade. Escrevi esse espetáculo porque quero que as pessoas tenham esperança, que saibam que as coisas podem rolar depois dos 60, mesmo que você tenha levado uma vida infeliz, que não tenha encontrado o amor.

Por falar em idade, você está com 63 anos. Isso já trouxe algum desconforto?
Vera Fischer: A gente fica com uma facilidade de engordar enorme e perder é dificílimo! Não é como quando você tem 20 ou 30 anos, em que você faz uma dieta e perde peso rapidamente. Fora isso, a gente tem que assumir a idade. Tenho espelho em casa para me olhar. Agora, vejo muita gente que não se cuidou e embagulhou. Tem mulher que deixa o cabelo de qualquer jeito; eu não, sou vaidosa.

Qual é a sua vaidade?
Vera Fischer: Eu gosto de me vestir bem. Não faço limpeza de pele, mas compro cremes, vou dormir com eles. Passo no rosto, nas mãos, nos lábios.

Segue uma rotina de malhação?
Vera Fischer: Tenho tido preguiça ultimamente. Tive muitos problemas no joelho. Malhei minha vida inteira, fiz balé clássico e jazz quando era mais nova. Fiquei com um problema sério no menisco. O certo seria operar, mas vou entrar em cartaz, então ando mancando. Depois disso, vou fazer a cirurgia.

É verdade que se cansou das novelas?
Vera Fischer: O esquema mudou. Muita gente jovem está fazendo novela. E eu tenho quase 40 anos de TV Globo. É natural que eu queira me voltar para outras coisas. Eu pintei, escrevi muito, mas sempre estou fazendo uma coisinha ou outra na televisão. Eu tenho vontade de mudar um pouco, talvez fazer um programa de humor, uma série, algo diferente… Acho que já fiz de tudo na TV.

Tato Gabus e Vera Fischer

Tato Gabus e Vera Fischer