Unicamp – Confira o gabarito da primeira fase do vestibular 2015

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) divulgou, nesta quarta-feira (26), o gabarito das questões da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Na edição 2015, a organização da prova registrou abstenção de 8,04% durante aplicação do exame. No ano passado, o índice foi de 6,93%.

No total, 70.947 candidatos realizaram a primeira fase do exame, formada por 90 questões de múltipla escolha. A avaliação incluiu temas como dengue e crise hídrica nos estados de São Paulo e Minas Gerais e foi comparada por vestibulandos ouvidos pelo G1 ao modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A universidade possui 3.320 vagas em 70 cursos de graduação.

Mudanças
Com a transferência da redação para a segunda fase, a prova da primeira fase passou a ser formada por 14 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 14 de matemática, nove de história, nove de geografia, uma de filosofia, uma de sociologia, dez de física, dez de química, dez de biologia, oito de inglês e quatro questões interdisciplinares.

Em geral, os candidatos aprovaram as alterações e consideraram o exame mais fácil do que a edição de 2014. Segundo a assessoria da Comvest, a lista dos candidatos aprovados na primeira etapa poderá ser consultada no site da instituição, em 15 de dezembro.

O processo
A segunda fase do vestibular será realizada entre os dias 11 e 13 de janeiro. De acordo com a universidade, a redação irá corresponder a 20% da nota final e terá peso maior do que na edição anterior, quando o percentual variava de 9,5% a 13% e dependia do curso pretendido pelo estudante. Durante a prova, o candidato terá dois textos de gêneros diversos.

Carreiras mais concorridas
De acordo com a Comvest, as dez carreiras mais concorridas são as mesmas do ano passado. Medicina segue no topo da lista com 22.415 candidatos, portanto, 204 por vaga. Na sequência, aparecem arquitetura e urbanismo com 115 candidatos por vaga, engenharia civil, com 54, comunicação social-midialogia com 51 inscritos por vaga, engenharia química – integral com 46, ciências biológicas – integral também com 46, engenharia de produção com 38, geologia com 33, engenharia mecânica com 29 e história com 27 candidatos por vaga.

Logo_Unicamp__0