Talentos paranaenses concedem entrevista a conceituado jornal inglês

Um artigo escrito pelos arquitetos paranaenses Fábio Duarte e Yumi Yamawaki acaba de ser publicado em um conceituado veículo internacional de arquitetura e urbanismo com sede na Inglaterra, o Journal of Urban Design.
O texto fala sobre o legado deixado pelos Jogos Olímpicos realizados em Sydney, na Austrália, em 2000, e todas as transformações urbanas e imobiliárias que ocorreram na cidade uma década após o evento.
Esse tema tem relação com a tese de doutorado de Yumi Yamawaki, que tratou de urbanismo e olimpíadas, com uma análise das transformações urbanas nas cidades-sede de 2000 e 2008.
Segundo Yumi, o trabalho parte da hipótese que os grandes eventos esportivos produzem transformações físicas e um legado urbanístico que redirecionam a dinâmica urbana de maneira diferenciada em cada cidade-sede.
A arquiteta, sócia da Proa Arquitetura e Planejamento, é autora do livro “Introdução à Gestão do Meio Urbano”, que já está em sua segunda edição.

Ao redor do mundo
Yumi Yamawaki e Fábio Duarte são também professores nas universidades do Paraná e estudiosos dos temas relacionados à arquitetura e ao urbanismo.
Em 2013, tiveram um estudo sobre shoppings e o impacto nas cidades brasileiras publicado na Itália e apresentado em um seminário na China.