Sistema OCB lança cartilha Cooperativismo e Eleições – 2014

O Brasil já registra cerca de 44 milhões de pessoas vinculadas ao cooperativismo e a maioria delas votará nas próximas eleições. Por isso, o Sistema OCB acaba de lançar a cartilha Cooperativismo e Eleições – 2014. A intenção é auxiliar o cooperado a escolher, de forma consciente, o candidato que, em sua opinião, melhor representará o setor.
O material acaba de ser disponibilizado em meio digital às unidades estaduais do Sistema OCB e começa a ser distribuído às cooperativas. A publicação está disponível para DOWNLOAD no site do sistema.
De acordo com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a publicação ressalta como as sociedades cooperativas podem contribuir no processo de orientação aos associados em relação à sua participação efetiva nas eleições.
“Nós, como cooperativistas e integrantes de um movimento social organizado, teremos, mais uma vez, a oportunidade de vivenciar o processo democrático, assim como já praticamos diariamente em nossas cooperativas. É preciso conhecer, além das normas eleitorais, a trajetória política dos seus candidatos e saber do seu real compromisso com as causas cooperativistas”, comenta Márcio Freitas.

Conteúdo:
A primeira parte do documento é composta por capítulos que trazem informações a respeito do papel do cidadão; a importância do voto, o prejuízo de se votar em branco ou nulo; a escolha do candidato; e os principais números do Congresso Nacional, envolvendo o cooperativismo, entre os anos de 2011 e 2014, dentre eles: mais de R$ 1 bilhão economizado por cooperativas, resultado do trabalho intenso do Sistema OCB no sentido de propor e de adequar normativos às necessidades do setor. Na segunda parte, o cooperativista tem acesso ao calendário e às regras eleitorais de 2014, detalhando como as cooperativas podem participar do momento político-eleitoral, o que podem e o que não podem fazer.

Cooperativismo:
Por fim, na terceira parte da publicação, o cooperado poderá ler sobre a atuação política das sociedades cooperativas, sobre como participar das eleições, como fazer uma doação para a campanha, o papel da justiça eleitoral e a participação da OCB e suas unidades estaduais no processo eleitoral. Em seguida o leitor encontra links para acessar a legislação pertinente sobre o conteúdo abordado na cartilha.