“Roberto Justos +” 17/11/2014 Recebe Martinho da Vila e Negra Li

O programa Roberto Justus + da próxima segunda-feira, dia17/11/2014,  debate o tema “Consciência Negra” com os cantores Martinho da Vila e Negra Li. Os convidados vão falar dos desafios, preconceitos e avanços da sociedade em relação à questão racial. Com a proximidade do feriado do Dia Nacional da Consciência Negra no próximo dia 20 /11, esse assunto volta a ser discutido e merece ser lembrado.

Martinho da Vila contou que antigamente o racismo era uma coisa tão estabelecida no Brasil que se convivia com isso e nem se percebia. “Quando eu fui pros EUA pela primeira vez, o que me causou espanto foi ver negros nos luminosos, nas capas de revistas, negros dirigindo carros novos, eu nunca tinha visto isso.” O cantor revela qual o seu maior sonho: “ O meu sonho é ir a um lugar onde eu não me sinta estranho. Se vou a um restaurante bacana, só vejo gente branca.”

Negra Li revelou que a fase escolar é a pior para quem sofre racismo. “Foi onde senti mais preconceito: pela cor e pela minha condição social. Eu gostava de um rapaz, mas ele acabou ficando com a Renata loira. Não era interessante pras meninas ter uma amiga negra”.

A cantora é a favor de uma data para celebrar a consciência negra no país: “Tem mais é que ter dia da consciência negra, sim. A gente tem uma herança e o fim da escravidão é muito recente. Deve ser lembrado, a raça humana não tem ideia do que a raça negra passou”. E se preocupa em como preparar as gerações futuras para lidar com a questão: “Eu trabalho muito a autoestima da minha filha de 5 anos porque o combate ao preconceito começa dentro de casa.”

Roberto Justus + vai ao ar às segundas-feiras, a partir da 0h15.Roberto-Justos