Relembre a trajetória de Cátia Fonseca na TV, que hoje é considerada a “Rainha do merchandising”.

img-601508-catia-fonseca20140409141397065806

Com Sabor (1994-1995) – Rede Mulher

Cátia Fonseca é formada em Rádio e TV e iniciou sua carreira como apresentadora na extinta Rede Mulher, no comando do programa de culinária Com Sabor.

 Universo Feminino (1995-1997) – Rede Mulher

Em 1995, o Com Sabor passou a ter também outros tipos de pautas como artesanato, entrevistas e reportagens de temas variados. Devido a isso, o programa mudou de nome para Universo Feminino.

Cátia seguiu contratada da Rede Mulher até 1997, quando optou por não renovar o contrato com a emissora para se dedicar a um empreendimento pessoal. Com a saída de Cátia, Cláudia Pacheco assumiu a apresentação do programa.

 Mulher de Hoje (1998) – Manchete

Em 1998, a direção da Rede Manchete foi pega de surpresa com o pedido de demissão de Beth Russo. Tinham urgência em encontrar uma substituta e Cátia recebeu um convite da emissora. Cátia não aceitou, pois tinha se desligado da Rede Mulher justamente para ter tempo para se dedicar a seu negócio pessoal. A emissora e a apresentadora chegaram ao acordo de Cátia assumir o programa Mulher de Hoje apenas pelo período em que a emissora levasse para contratar um novo nome, desse modo Cátia recebia um cachê por programa apresentado. Claudete Troiano, que apresentava o Pra Você na Gazeta, deixou a emissora e assinou contrato com a Manchete, assumindo o programa.

Pra Você (1998-1999) – Gazeta

Com a saída de Claudete Troiano da Gazeta, Cátia foi convidada para substituí-la no Pra Você. No início Cátia propôs trabalhar no mesmo esquema em que vinha trabalhando na Manchete, mas logo teve contrato fixo com a emissora.

Em 1999, Cátia recebeu uma proposta da Record e deixou a Gazeta. Curiosamente, Claudete Troiano, que havia sido demitida da Manchete, devido a cortes de gastos da crise da emissora, reassumiu o programa.

 Note e Anote (1999-2000) – Record

Na Record, Cátia substituiu Ana Maria Braga no Note e Anote. Com Cátia a audiência do programa caiu e diversas modificações foram feitas para elevar os índices. Em setembro de 2000, Cátia foi demitida da emissora e substituída por Claudete Troiano no programa. Cátia acusou Claudete de ter se oferecido a direção da emissora por um salário menor.

 Mulheres (2002 – Dias Atuais) – Gazeta

Após quase dois anos fora do ar, Cátia é novamente contratada pela Gazeta e assume o comando do tradicional programa Mulheres em 04 de março de 2002. Ela substituiu Christina Rocha e Clodovil Hernandes, que foram afastados da emissora por terem diversas divergências entre si.

Cátia já está há 12 anos no comando do programa e é hoje uma das maiores audiências da emissora.