Rafa Brites, do ‘SuperStar’ diz que todo mundo tem celulite

Rafa Brites também é inspiração para as bandas do “SuperStar”, programa da Rede Globo. Sem estrelismo, a apresentadora do reality, de 28 anos, dá conta, orgulhosa, de uma agenda lotada de compromissos. Foi ao ar domingo à noite e, no dia seguinte, ela, que acumula a função de repórter do “Mais você”, outro progama da Rede Globo, chegou adiantada para este ensaio ‘rockstar’. A loura carregava uma mala enorme, seguiria direto para um evento em São Paulo, e estava bem-humorada, tranquila, colaborativa e disponível.

“São seis voos de ponte aérea, só nessa semana. Graças a Deus consegui ter uma casinha aqui, na Barra, porque olha o tanto de coisa que já levo. Gravo externa de dia três vezes por semana em média para o “Mais você”, em São Paulo. O “SuperStar” já é totalmente diferente, ao vivo, no Rio, em estúdio e à noite. Se não der para dormir, não durmo, é hora de virar a noite e de o marido (Felipe Andreoli) entender. O que me deixa mais feliz hoje em dia é o trabalho. Sou muito grata por, em um ano na emissora, conseguir estar em dois programas”, disse Rafa Brites.

Enquanto se prepara para a sessão de fotos no antigo teatro do Cassino da Urca, palco de Carmen Miranda, em restauração, Rafa conta que não se intimida com plateias. Improvisa ao vivo numa boa e aposta até que saberia lidar com uma saia justa.

“Apresentei durante três anos um programa diário ao vivo de música na “Mix TV”. Nunca me preocupei com isso porque já tenho essa experiência. Sempre tem imprevisto, é a emoção. Não fico nervosa, sei bem o que fazer, tenho uma equipe me ajudando. Quem tem que ficar nervoso é médico que transplanta coração. Eu invento o que falar, sou tagarela. Quer me deixar uma hora falando, eu falo”, afirma Rafa e ainda diz aliviada: “Ainda não levei bronca”.

Se o assunto é música, é com ela mesmo. Rafa garante que curte todos os gêneros, rasga elogios à qualidade artística dos três jurados, Sandy, Paulo Ricardo e Thiaguinho, e admite que um deles, em especial, marcou uma fase de sua vida.

“Adoro a Sandy. Quando ela cantou no programa, fiquei muito animada. É meu ídolo da adolescência e é uma pessoa sensacional. Sei o que se passa no mundo pop, pagode, funk, sertanejo e, ao mesmo tempo, gosto de rock, ‘Stone Temple Pilots, The Killers’. Não tenho preconceito, por isso é fácil me divertir com música, o que colocar para eu ouvir vou ter uma referência, vou curtir, vou dançar”, disse Rafa.

Se divertir, no entanto, está um pouco difícil. Entre tantos compromissos dela e do marido, que é repórter do “Encontro com Fátima Bernardes”, a prioridade na folga é namorar.

“Eu acho tempo para ele, pego um voo a mais se precisar, somos muito grudados. O que acaba diminuindo é a vida social. Quando eu estava direto em São Paulo podia sair mais com as minhas amigas. Agora, elas estão mais no grupo do celular mesmo (risos). Coloco o despertador quando ele vai entrar num link com a Fátima. Tiro foto da televisão e envio para ele. Domingo, ele está no mesmo horário que eu ao vivo, na equipe do “Extraordinários”, no SporTV. Gravamos e vemos depois”, afirmou Rafa que sempre da um jeitinho de ver o marido.

Com duas casas, Rafa Brites assume não ser muito prendada, digamos assim. No entanto, ela tem uma habilidade que adora colocar em prática.

“Sou boa de fazer festa, organizo, chamo as pessoas, ponho a mesa, peço delivery, mas não cozinho muito bem, não. Em junho tem a festa junina, que já é famosa. As festas são temáticas. Adoro. Já fiz, por exemplo, uma da novela “Avenida Brasil”, foi todo mundo fantasiado. Ano passado, Felipe falou “amor, dá para fazer nesse ano uma festa que não seja temática para não pagar mico?”. Eu disse “claro que não, é meu aniversário”. Um jantar também não é simplesmente um jantar, tem que ter um tema. Árabe, por exemplo. Ele tem toda resistência, mas quer manter o casamento, né? Então entra na minha (risos)”, revelou Rafa Brites.

As festas cariocas também são um atrativo que, segundo Rafa, têm uma particularidade bem diferente das paulistanas.

“Acho o máximo. Você está na casa de um amigo e, de repente, chegam 20 pessoas. A cerveja acaba, fazem vaquinha, cada hora desce um para comprar. Em São Paulo, ninguém faz vaquinha. Lá é meu lar, sinto muita saudade dos meus cachorros. Chego a minha casa aqui, é um silêncio sem eles, sem o Felipe. Para morar aqui de vez, teria que vir com todos”, afirmou Rafa, que já até fez um amigo especial no Rio de Janeiro: “André Marques. Ele é aquela pessoa que dá dicas, é carinhoso, muito querido. Generoso é a palavra que o define bem. Hoje em dia é difícil pessoas que saem de si e olham para o outro. Ele tem essa facilidade”.

As praias e a natureza do Rio de Janeiro também há conquistaram. Rafa não dispensa um mergulho sempre que pode, e nem liga para possíveis flashes: “Não deixo de fazer o que quero por causa de paparazzo. Celulite todo mundo tem, meu objetivo de vida não é ser um sex symbol. Se eu for grossa, falar besteira, aí sim pode me prejudicar. Mas analisarem o meu corpo… Sou desencanada, a imprensa me trata muito bem e vejo como colegas de trabalho”.

Rafa Brites é comparada a Fernanda Lima por semelhanças físicas, Rafa garante que não se sacrifica para se adequar a um padrão de beleza. E ela deu sorte porque conta com a ajuda da mãe de Felipe para ficar bem no vídeo.

“Eu e Fernanda não somos muito parecidas, mas devem dizer isso porque somos gaúchas, louras. E adoro que digam porque ela é linda! Minha preocupação maior é com a minha pele. Minha sogra, Edyr Guimarães, é esteticista, sempre faz uma faxina, passa algo no meu cabelo, me atende no sábado, faz carinho… E colocamos as fofocas em dia… Minhas amigas brincam que casei por interesse na sogra (risos)”, revelou a apresentadora. Rafa Brites tem 58kg e 1,73m de altura, e que diz não ter ânimo para fazer exercício. – “Não estou conseguindo fazer exercício físico, preguiça mesmo. Quem quer acorda cedo e faz. Estou preferindo trocar uma celulite por três horinhas de sono. Sem culpa alguma, me perdoem quem se incomoda com a celulite”.

A apresentadora tem é que agradecer à natureza. Mantém o corpo esbelto sem sofrimento, inclusive nas refeições.

“Não deixo de comer nada, doce, fritura, um belo prato de macarrão. Ou a vida fica muito sem graça se não pode comer glúten, lactose, carboidrato. A pessoa acaba perdendo um dos sentidos, o paladar. Não acho que um misto quente de manhã com suco de laranja faça alguém ficar obeso. O problema é comer em grande quantidade”, revelou Rafa que não tem medo de comer qualquer coisa.

Entre tantas conquistas, Rafa Brites quer trabalhar ainda mais e mais, mas não esconde o desejo de uma realização pessoal.

“Quero ser mãe. Sonhei essa noite que estava grávida. Mas tem que ser num momento propício. Gosto muito da minha profissão e tenho certeza de que vou gostar de ser mãe. Então eu tenho que estar pronta para a licença, sem sofrer por não estar trabalhando e assim me dedicar ao bebê. Vai chegar essa hora”.

Rafa Brites

Rafa Brites