“Profissão Repórter” (16/12/14): Último programa do ano

Na noite desta terça-feira (16), a Rede Globo exibe a última edição do “Profissão Repórter” desse ano. E o país escolhido para se despedir em 2014 foi Cuba.

O programa fez um convite a Carlos Bosch, jornalista e diretor de cinema indicado ao Oscar, para revisitar a ilha 20 anos depois da maior crise migratória da história cubana, conhecida como “crise dos Balseros”.

Em 1994, mais de 30 mil cubanos fugiram de Cuba em botes improvisados, se lançando ao mar em arriscadas travessias rumo a Miami. O cineasta Carlos Bosch acompanhou a vida desses migrantes durante vários anos e assim produziu seu aclamado filme “Balseros”.

Programa é exibido todas as terças na Globo

Programa é exibido todas as terças na Globo

Muitas famílias nunca mais voltaram a se encontrar. E é atrás delas que o repórter Thiago Jock e o editor Caio Cavechini viajam para Cuba na companhia do cineasta espanhol. O programa traz também um relato das mudanças recentes na ditadura comunista, que vive uma pequena abertura econômica.

Nos Estados Unidos, Caco Barcellos e Eliane Scardovelli buscam as histórias dos cubanos que chegaram ao país há 20 anos. E encontram também os cubanos que continuam a chegar fugidos da ilha de Fidel.

Divulgação: Rede Globo