“Pânico’ terá de pagar R$ 20 mil por ofensas a ator

Panico da band 2014

O programa “Pânico na Band” terá de  pagar R$ 20 mil ao ator David Pinheiro, de 64 anos, que fez o aluno Armando Volta, o Sambarilove, na “Escolinha do Professor Raimundo”, da Globo. A condenação foi feita pelo juiz Mauro Nicolau Junior, da 48ª Vara Cível do Rio.  David entrou com um processo contra a atração alegando dano à imagem e honra.

De acordo com Sylvio Guerra, advogado do ator, David se sentiu ofendido com uma sátira feita pelo humorístico em 2012. O programa exibiu o quadro “Escolinha do Professor Moribundo”, com atores travestidos de personalidades como Mussum, Zacarias, Chico Anysio e David.

“No quadro todos os personagens apareciam travestidos de atores que já morreram. O David foi representado pelo humorista Carioca. O professor Moribundo, que seria o professor Raimundo do Chico Anysio, foi interpretado pelo Ceará. Em um determinado momento, ele perguntava ao Carioca: ‘O que você está fazendo aqui?’. E ele respondia: ‘Estou vivo, mas na geladeira há 10 anos'”, contou ao UOL.

Sylvio disse que o ator ficou muito abalado depois da exibição do quadro, já que recebeu vários telefonemas para saber se estava vivo. “Na época ele estava como candidato a vereador e foi uma loucura na vida dele. Os familiares ligaram preocupados de outros estados. Ele também se sentiu ofendido quando disseram que ele estava na geladeira. Até porque ele é contratado do ‘Zorra Total’ desde 2003”, explicou o advogado, acrescentando que vai recorrer da decisão. “Estou satisfeito com a sentença, mas não com o valor. O prejuízo moral dele foi muito grande”.

Procurada, a assessoria de imprensa da Band afirmou que vai recorrer da decisão.