Os doze passos para o pódio: do futebol para a vida e os negócios

No livro “Vivendo e Aprendendo a Jogar”, Jamil Albuquerque explica em 12 passos como as pessoas bem-sucedidas chegam à vitória.
Quando as pessoas pensam em quem desfruta de um verdadeiro sucesso em sua carreira, dificilmente se questionam de que forma esta pessoa alcançou a vitória. De acordo com o livro “Vivendo e Aprendendo a Jogar”, de Jamil Albuquerque, “não olhamos os longos anos de preparo necessário para que, somente mais tarde, ela pudesse colher os frutos de seus esforços”. No entanto, sem dúvidas, ela utilizou um método para chegar até lá.
No livro, ele explica que o método dos doze passos é um modelo consagrado pelo mundo inteiro para alcançar o êxito. Para ele, este é um dos métodos mais eficientes para a construção de alta performance humana. Sua inspiração veio de Napoleon Hill, “importante pensador norte-americano que passou a vida estudando o clube dos bem sucedidos”.
O primeiro passo é definir aonde se quer chegar. O autor utiliza o exemplo do jogador Ronaldinho Gaúcho, que tinha talento e habilidades para o futebol, mas também a certeza de onde queria chegar. No futebol, na vida e nos negócios, é necessário saber exatamente aonde se quer chegar e, toda manhã, se certificar se a rota está correta.