O Globo repórter internacional de hoje foi totalmente feito pela equipe da RBS TV

A produção de vinhos, a dieta e os telescópios gigantes para observação de estrelas são alguns dos temas do Globo Repórter sobre o Chile, que vai ao ar hoje. O programa, que registra detalhes dos hábitos e costumes da população da estreita faixa costeira entre a Cordilheira do Andes e o Oceano Pacífico, foi inteiramente produzido pela equipe da RBS TV, com os repórteres Kíria Meurer e Ricardo Von Dorff.

– O programa marca a estreia internacional da RBS TV Santa Catarina no Globo Repórter – ressalta Von Dorff.

O clima do Chile é um dos mais secos do mundo, e o céu limpo – em média 300 dias por ano – também são destaques na atração, que ainda aborda a cidade-fantasma de Sewell, Patrimônio da Humanidade desde 2006. A cidade surgiu para abrigar as famílias e os trabalhadores da “El Teniente”, a maior mina de cobre do mundo.

No Glaciar: Jean Carlos, Ricardo Von Dorff, Margarida Santi e Faroni Mendes, que fazem parte da equipe da RBS TV

No Glaciar: Jean Carlos, Ricardo Von Dorff, Margarida Santi e Faroni Mendes, que fazem parte da equipe da RBS TV

O país também reúne a maior quantidade de observatórios astronômicos do mundo, exatamente por causa do clima. Outra curiosidade são os vulcões: existem mais de 2 mil em toda a extensão do Chile.

– O Chile é o país dos vulcões e dos terremotos. O mais forte da história foi registrado por lá em 1960. Essas forças indomáveis criaram (e seguem criando) cenários incríveis. Foi o que comecei a ver quando desci no aeroporto de Balmaceda e fui recebido pelo abraço do vento patagônico. O Chile também é o país das geleiras. Uma das melhores sensações que já tive como repórter foi por os pés em um glaciar. O caminho até o gelo é longo e difícil. Levamos peso demais e comida de menos – conta o repórter Ricardo Von Dorff .

– O que dizer do céu do Atacama ? Apreciar aquele “cobertor bordado de estrelas” foi uma das visões mais encantadoras que já tive. Não é a toa que por lá faz um tipo de turismo curioso: de observação de estrelas. Nos primeiros dias fiz uma reportagem sobre uma dieta curiosa que rendeu deliciosas recordações. Fui batizada com um tempero dos índios Mapuche, o Merkén, que tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, mas segundo a tradição, também espanta “olho gordo – complementa Kíria Meurer.

O Globo Repórter vai ao ar hoje após a novela Em Família. Também participaram da gravação o repórter-cinematográfico Jean Carlos, o auxiliar-técnico Faroni Mendes, além da produtora Ana Beatriz Azevedo e da editora Margarida Santi.

DC