No domingo a Lua vai está mais perto da Terra

14684216783_99ae3a3f1d_oNo domingo 10 vai ser a segunda vez no ano que a Lua vai está mais perto e expressiva da Terra. O Satélite natural da Terra vai parecer maior por estar mais próximo do horizonte.

A segunda Super Lua deste ano, e a mais expressiva, ocorre no domingo, dia em que o satélite natural da Terra estará próximo do horizonte e, por isso, aparentemente maior, .

A Super Lua de domingo é, uma das três que aparece em 2014, a mais propícia para ser observada, porque os instantes do perigeu (ponto da órbita da Lua que fica mais próximo da Terra) e da Lua Cheia estão apenas desfasados de 26 minutos e estão próximos do instante do nascimento» da Lua,  O ápice do perigeu lunar será às 17h43, quando a distância entre a Lua e a Terra será de 356.896 quilômetros. Porém, às 18h10, o satélite entrará na fase de Lua cheia. “Esses dois fatos que são raros: o perigeu junto com a entrada da lua cheia”, disse.

Ao olhar humano, a Lua, está  próxima do horizonte, parece maior, pura ilusão.

Estando a Lua próxima do horizonte, ocorre um efeito extra de ampliação, mas que é apenas uma ilusão produzida por razões ainda não totalmente compreendidas pelos astrônomos . Comparativamente à primeira Super Lua do ano, de 12 de julho, e à última, a de 9 de setembro, a de domingo é mais expressiva, por a Lua atingir a distância mínima da Terra em fase de Lua Cheia.

A distância média entre a Terra e a Lua é de 384.400 quilômetros e, no perigeu, é, em média, de 363.100 quilômetros. A Super Lua acontece pelo menos uma vez por ano, sempre em fase de Lua Cheia e quando a diferença entre os seus instantes e os do perigeu é menor do que um dia e oito horas. Devido à variação da distância Lua-Terra no perigeu, nem todas as Super Luas têm o mesmo tamanho aparente e brilho