“Mais Você” Receita do Bolo de Laranja Funcional

Aprenda com Ana Maria Braga preparar uma receita de um bolo que além de ser delicioso, vai te ajudar muito no dia dia com a sua funcionalidade, a receita não exige muito sacrifício e muito menos dinheiro, aprenda agora o passo a passo da receita de Bolo de Laranja Funcional:

Ingredientes

Bolo

  • 2 laranjas pera média com casca
  • ½ xícara (chá) de óleo
  • 3 ovos
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 xicara (chá) de farinha de trigo misturada com 1 xicara (chá) de farinha de aveia
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Geléia

  • 1 laranja pera com casca em pedaços pequenos (sem a tampa da parte de cima e da parte debaixo, sem os caroços e sem a parte branca que une os gomos)
  • 1 xicara (chá) de água
  • ½ xicara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

Bolo

1 – Lave bem 2 laranjas pera média com casca em água corrente e uma bucha nova. Com uma faca corte uma tampa da parte de cima das laranjas e outra fatia da parte debaixo. Em seguida corte as laranjas em 4 partes, retire os caroços e a parte branca do meio da laranja que une os gomos. Corte as laranjas em pedaços.

2 – Transfira as laranjas para um liquidificador, coloque 3 ovos, ½ xícara (chá) de óleo e bata até dissolver a laranja. Com o liquidificador ainda ligado crescente 1 ½ xícara (chá) de açúcar e bata. Adicione, aos poucos, 1 xicara (chá) de farinha de trigo misturada com 1 xicara (chá) de farinha de aveia e bata bem até formar uma massa homogênea. Desligue o liquidificador, transfira a massa para uma tigela, junte 1 colher (sopa) de fermento em pó e misture.

3 – Coloque a massa em 2 formas médias com buraco no meio (14 cm de diâmetro X 12 cm de altura) untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 30 minutos (asse os bolos na parte de cima do forno) ou até que a parte de cima dos bolos estejam douradas e ao enfiar um palito ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

Geléia

4 – No liquidificador coloque 1 laranja pera com casca em pedaços pequenos (sem os caroços e sem a parte branca que une os gomos), 1 xicara (chá) de água e bata bem até formar uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador, transfira para uma panela, adicione ½ xicara (chá) de açúcar e leve ao fogo médio até formar uma geleia (+/- 10 minutos).

5 – Desenforme o bolo, cubra com a geléia e sirva em seguida. (OBS: você pode ainda salpicar os bolos com linhaça ou semente de girassol descascada).bolo laranja funcional