“Jornal da Band” (23/02/15 à 26/02/15) Série “Trotes – Lições de Estupidez”

Durante essa semana se segunda (23), até quinta (26), o “Jornal da Band” exibe em quatro reportagens a série “Trotes – Lições de Estupidez”.  Humilhação, tortura, violência, estupros: Assim é a rotina de muitos jovens que acabaram de ingressar na faculdade. Mesmo proibido na maioria das universidades, o trote ainda é uma realidade que rompe a barreira entre brincadeira e barbárie.

A equipe de reportagem do jornal investigou o universo dos trotes universitários para mapear os chamados “ritos de passagem” que são responsáveis por inúmeros abusos. Casos que muitas vezes vão parar em prontos-socorros, hospitais e delegacias de polícia. E mesmo assim são encarados com conivência por universidades mais preocupadas com a própria imagem do que com a segurança dos alunos.

No interior de São Paulo, tem o temido “canavial” – plantação onde os novos alunos são abandonados de madrugada – muitas vezes nus e embriagados – e têm de voltar a pé para casa.

Por que os valores do trote estudantil se perderam?

A serie conversa com estudantes da Escola Superior de Agricultura de Piracicaba, famosa pela qualidade do ensino, mas também pela tradição dos trotes violentos e humilhantes. Lá, a maioria dos alunos vive em repúblicas, onde os constrangimentos duram meses. A série mostra o caso do jovem que abandonou a faculdade porque não aguentou a frequência dos abusos.

Na Faculdade de Medicina da USP, uma das mais prestigiadas do Brasil, nove em cada dez alunos afirmam que sofreram algum tipo de agressão. E casos recentes de assédio sexual e estupros revelam outra face cruel dos trotes – um universo machista, preconceituoso, violento e criminoso que mancha a vida universitária no País. Em São Paulo, foi criada até uma CPI na Assembleia Legislativa para investigar as denúncias de violência sexual nas festas universitárias.

A equipe ouviu professores, reitores, alunos, pais e especialistas para desvendar a “sociedade secreta dos trotes”. O público vai acompanhar os relatos dramáticos das vítimas; a revolta dos pais dos calouros; a justificativa dos veteranos; a reflexão dos educadores; a alternativa dos trotes solidários…

O “Jornal da Band” vai ao ar de segunda à sábado, a partir das 19h20. Não perca!

Divulgação: Band