Igreja católica vai fazer debate entre os candidatos a presidência

Marina Silva, Dilma Rousseff e Aécio Neves. Os principais candidatos presidenciais

Marina Silva, Dilma Rousseff e Aécio Neves. Os principais candidatos presidenciais

A Igreja Católica brasileira vai promover um debate entre os oito candidatos presidenciais, que serão incentivados a tomar suas posições sobre temas polêmicos, como homossexualidade e aborto, conforme anunciado pelo jornal “Folha de São Paulo”. “Estamos preocupados com a questão da justiça social, melhor distribuição da riqueza, grandes preocupações com a família. A questão da vida, desde o início até o fim “, o debate será feito pelo presidente Confederação Nacional dos Bispos Brasil (CNBB), Raymundo Damasceno.

Em relação à legalização do aborto, o arcebispo de São Paulo Odilo Scherer, disse que o problema será resolvido, se não polarizar o debate . Atualmente, a lei permite o aborto apenas se coloca em risco a vida da mãe, quando o resultado de estupro ou quando o feto não tem cérebro. ” Os eleitores merecem saber a posição dos candidatos e qual é o seu compromisso com essas questões de princípio “, disse Scherer.

Em relação ao casamento ou união civil entre pessoas do mesmo sexo, Damasceno disse a mais respeitosa e menos grave do que costumava cobrar no passado que está sendo interpretado como uma adaptação da Igreja brasileira às diretrizes mais tolerantes em matéria, que vem promovendo Francisco .

Damasceno se refere especificamente a uma resolução aprovada pelo Supremo Tribunal Federal em 2011, que obriga os cartórios de todo o país para reconhecer as uniões civis homossexuais , mesmo que não haja nenhuma lei específica sobre o assunto.

“É uma decisão do Supremo. O casamento da Igreja não é o mesmo de um casamento civil , isso é diferente . Mas respeitar o vínculo estável entre duas pessoas, não há dúvida de que a Igreja sempre tentou fazer isso da melhor maneira “, disse .

Outros tópicos DISCUSSÃO

De acordo com a mídia brasileira, os candidatos também vão discutir a situação dos indígenas reforma e política , questões sobre as quais eles serão interrogados por oito bispos.

Também vai está em pauta programas sociais de transferência e distribuição de renda, como o Bolsa Família, que paga uma pensão para famílias pobres em troca de enviar seus filhos à escola e cumprir a sua saúde eo Minha Casa, Minha A vida, o que facilita a construção, compra ou arrendamento de um edifício .

O debate tem a particularidade de que nenhum dos candidatos marchando favorito nas pesquisas de opinião pré-eleitoral – Dilma Rousseff e Marina Silva – são católicos.

Rousseff defendeu idéias igualitárias progressivos sobre o casamento eo aborto , enquanto Silva pertence à Assembleia Pentecostal Igreja de Deus e não adere à legalização dessas práticas , mas disse que não há preceitos pessoais prevalecem deve ser presidente.